O que é o café de relacionamento e que vantagens ele traz aos produtores?
Quando pensamos em “café de relacionamento”, a primeira coisa que vem à mente é muitas vezes a natureza das parcerias comerciais diretas entre produtores e torrefadores. E, compreensivelmente, há uma série de vantagens nessas relações mutuamente benéficas para ambas as partes.
Mas o café de relacionamento não necessariamente exclui outros players. Considere importadores e exportadores – na maioria dos casos, eles trabalham mais perto dos produtores do que os torrefadores. Como tal, relações de trabalho saudáveis entre comerciantes e agricultores são cruciais.
Mas isso leva a outra pergunta em muitos casos: o que os fornecedores podem fazer para agregar valor ao café de um produtor? Para saber mais sobre isso, conversei com dois especialistas do setor da Mercon Specialty.
Você também pode gostar do nosso artigo sobre tendências no processamento experimental de café.
Afinal, o que é café de relacionamento?
Antes de olharmos especificamente para a natureza da relação entre produtores e comerciantes de cafés especiais, primeiro precisamos entender o que significa café de relacionamento.
Semelhante ao comércio direto, não há uma definição formal para o termo. No entanto, o café de relacionamento geralmente se refere ao conceito de fornecimento de café por meio de uma relação direta e próxima com produtores.
Giacomo Celi é o diretor de sustentabilidade do Mercon Coffee Group. Segundo ele, fortes relacionamentos na cadeia de valor são a base para o planejamento de longo prazo. “Manter a excelência na qualidade do café requer investimento e planejamento de longo prazo no nível da fazenda. Por isso é tão importante construir bons vínculos entre os players do setor”, ele diz.
A ideia por trás dessas parcerias é incentivar contratos de longo prazo entre produtores e torrefadores, em vez de negócios pontuais. Os torrefadores geralmente se comprometem a pagar preços mais altos também. No entanto, quando se trata de produtores e traders de café verde, normalmente há menos discussão em torno do café de relacionamento. Isso independente de quão próximos eles estejam.
Por que as relações entre produtores e traders são tão importantes?
Em última análise, estabelecer um vínculo sólido entre produtores e traders é fundamental para manter a qualidade do café e alcançar a verdadeira sustentabilidade. Por exemplo, o produtor precisa saber que o trader pagará um preço justo pelo café que vai atender aos padrões de qualidade que busca.
Da mesma forma, as relações produtor-comerciante podem proporcionar estabilidade econômica para ambas as partes, além de construir mais confiança. Ao trabalhar com compradores confiáveis e consistentes, os produtores podem investir de forma sustentável em suas fazendas.
Os fornecedores de café verde, por sua vez, podem contar com um fornecimento constante de café de alta qualidade de parceiros confiáveis. Jessenia Arguello é gerente de produção de sustentabilidade do Mercon Coffee Group. De acordo com ela, entender o nível de esforço, o investimento necessário e os desafios que os produtores enfrentam é importante para definir uma estratégia de compra que os incentive a buscar o máximo em qualidade.
Jessenia acrescenta que os produtores também podem se beneficiar disso. O feedback sobre a qualidade de seu café permite que eles identifiquem áreas onde podem melhorar as práticas agrícolas, por exemplo.
“Essas informações fornecem aos produtores ideias inovadoras para implementar em suas fazendas, incentivando-os a continuar melhorando a qualidade do café e motivando-os a serem mais resilientes e a superar as mudanças nas condições que afetam a produção de café”, diz ela.
Agregando valor à cadeia de fornecimento
Em termos simples, criar relacionamentos fortes entre produtores e fornecedores de cafés especiais pode beneficiar toda a cadeia de suprimentos, melhorando a qualidade e a produtividade do café.
Além disso, Jessenia diz que o uso da tecnologia para coletar, monitorar e compartilhar dados de produtores e fornecedores também pode levar a uma comunicação mais direta. Isso significa que ambas as partes podem estar mais bem informadas.
“Quando compartilhamos mais informações, melhores decisões podem ser tomadas em todos os níveis para alocar bem os recursos e adaptar estratégias de negócios com objetivo de promover interações resilientes entre diferentes partes interessadas”, diz ela.
Um exemplo dessa tecnologia, explica Jessenia, é a plataforma LIFT, lançada em 2014 e totalmente digitalizada, da Mercon Specialty. Com foco em oferecer oportunidades de treinamento, acesso a recursos e apoio agrícola, essa plataforma tem 3 pilares principais:
- crescimento sustentável;
- desenvolvimento social;
- meio ambiente.
“Ao longo dos anos, a LIFT mostrou que é possível apoiar os produtores na mudança de suas práticas para restaurar os ecossistemas locais, bem como melhorar as condições sociais deles e de suas comunidades”, acrescenta. “Ao mesmo tempo, podemos melhorar ou manter a sustentabilidade econômica das fazendas de café.”
Giacomo me conta que a plataforma LIFT está integrada aos valores e práticas comerciais sustentáveis da Mercon. “O objetivo da plataforma LIFT está embutido em nossa estratégia”, diz. “Nosso objetivo é criar uma indústria de café melhor, o que significa construir cadeias de valor lucrativas, sustentáveis e integradas, do produtor ao consumidor.”
Em termos de liderança para medir os resultados, Giacomo explica que a Mercon também desenvolveu o LIFT Scorecard. Ele é usado para avaliar o desempenho dos produtores em relação a cada um dos três pilares. Além disso, todos os dados são compartilhados por meio de um aplicativo integrado.
Café de relacionamento: vantagens de um contato próximo entre produtores e traders
Produtores e fornecedores de café verde claramente se beneficiam de relações de trabalho estreitas e de longo prazo. Mas, como acontece com qualquer parceria e nas circunstâncias certas, isso também pode beneficiar os players em todo o setor.
“Relações de trabalho mais próximas e mais fortes entre torrefadores e fornecedores de café verde também são muito importantes para alinhar os objetivos de longo prazo dos produtores”, explica Giacomo. “Não podemos ter uma cadeia de suprimentos totalmente sustentável sem compartilharmos o foco e perspectiva.”
A longo prazo, uma visão compartilhada entre produtores e comerciantes pode ajudar a melhorar a qualidade do café. Esta comunicação beneficia claramente outros atores, como torrefadores e consumidores, que estão cada vez mais priorizando a transparência, a rastreabilidade e a sustentabilidade. Por sua vez, os consumidores podem ter certeza de que o café que compram de um torrador específico é sempre de alta qualidade e tem origem ética.
Mais acesso a informação
Com o café de relacionamento, mais acesso aos dados geralmente incentiva mais participação. Isso significa que as informações são mais acessíveis a uma gama mais ampla de partes interessadas da cadeia de suprimentos. Em teoria, uma abordagem mais colaborativa para a coleta de dados em toda a cadeia de valor significa que todas as partes interessadas ficarão mais bem informadas.
Além disso, mais acesso a informações mais detalhadas sobre um café específico pode ajudar a preencher a lacuna entre produtores e consumidores de uma maneira mais impactante. Por exemplo, os torrefadores podem saber informações mais detalhadas sobre um café específico, como colheita, origem, variedade e método de processamento. Por sua vez, eles podem fornecer aos seus clientes informações mais abrangentes e transparentes e, assim, melhorar sua experiência geral.
Quando se trata de cafeicultores, Jessenia explica que a disponibilização de informações ajuda em qualquer tipo de coisa. Isso pode variar da gestão financeira e negociação a aprender sobre técnicas agrícolas, melhorar o acesso ao mercado e abrir possibilidades de pesquisa.
O café de relacionamento e o crescimento da cultura de cafés especiais
Com as preocupações sobre um futuro sustentável para a indústria do café continuando a crescer, as partes interessadas da cadeia de suprimentos, em última análise, precisam trabalhar mais de perto umas com as outras para combater essas questões.
“As relações entre produtores e fornecedores de café verde são fundamentais para garantir uma oferta contínua e crescente de café de alta qualidade, sendo a base da indústria de cafés especiais”, explica Jessenia. “Uma comunicação mais eficiente – além de facilitar o acesso aos recursos – garante que as partes interessadas estejam mais conscientes das necessidades umas das outras.”
Além disso, a troca de conhecimento entre os players da cadeia de suprimentos pode levar a mais inovação. Isso se torna mais evidente quando se trata de técnicas de colheita e métodos de processamento. Como resultado, os produtores podem diversificar suas ofertas e aumentar o faturamento.
Programas educacionais
Fornecer aos produtores oportunidades de treinamento mais formais é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a qualidade e a produtividade do café.
Giacomo explica que a plataforma Mercon LIFT oferece aos produtores de café sessões de treinamento e visitas às fazendas, cobrindo uma série de tópicos. Isso inclui nutrição vegetal, manejo de pragas e água e alfabetização financeira.
“As relações da cadeia de valor orientadas para um objetivo de longo prazo, tanto para produtores quanto para torrefadores, são fundamentais para impulsionar o café especial, além de continuar impulsionando o crescimento do setor”, conclui Giacomo.
As relações diretas entre torrefadores e produtores têm sido um ponto de discussão há algum tempo. No entanto, ao mesmo tempo, também vimos fornecedores de café verde trabalharem com os agricultores de maneiras novas e diferentes.
Na indústria do café, atualmente em constante mudança, as relações sustentáveis entre os produtores e quem compra deles serão cada vez mais benéficas. Isso porque essa estabilidade pode abrir caminho para um futuro mais sustentável e fornecer uma base para futuras colaborações. E ao estabelecer conexões mais fortes em toda o setor, podemos criar um ambiente mais equitativo para todos.
Gostou? Em seguida, leia nosso artigo sobre como a produção de robusta se desenvolveu nos últimos anos.
Créditos das fotos: Mercon Coffee Group
Tradução: Daniela Melfi.
PDG Brasil
Observação: a Mercon Specialty é patrocinadora do Perfect Daily Grind.
Quer ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!