23 de dezembro de 2020

Escolhendo o Sistema de Ventilação Certo para o seu Torrador

Compartilhar:

Montar uma torrefação ou trazer um equipamento novo e desconhecido para o espaço pode ser intimidador. Há muitos detalhes a serem considerados e, se você não instalar seu maquinário corretamente, isso pode levar a problemas e custos inesperados no futuro.

A torra de café tem tudo a ver com detalhes mais sutis – e isso também se aplica ao equipamento que você usa. Ter a certeza de instalar o equipamento corretamente no início de uma nova empreitada ou ao fazer um novo investimento em seu empreendimento pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

Um dos detalhes mais importantes para qualquer espaço de torra de café é a ventilação. Em primeiro lugar, sistemas de ventilação mal projetados podem levar à redução do fluxo de ar ou a bloqueios, o que pode afetar a qualidade da torra e se tornar um fator de risco para incêndio. 

Além disso, se sua torradora atingir temperaturas com as quais seu sistema de ventilação não consegue lidar adequadamente, isso poderia causar a quebra de todo o sistema, possivelmente colocando todos em perigo em sua torrefação. Para aprender mais sobre a importância de usar sistemas de ventilação devidamente instalados ao torrar café, conversei com três especialistas.

Leia em espanhol: Cómo Elegir el Sistema de Ventilación Adecuado Para tu Tostadora

Grãos de café torrados resfriando no tambor (ventilação)

COMO VENTILAR SEU TORRADOR: VISÃO GERAL

Para saber mais sobre ventilação de torradores, conversei com Ryan Karatimus, presidente da Usonian Systems. Ryan me contou que, quando começou a vender torradores, descobriu que muitos clientes não sabiam a quem recorrer quando se tratava de áreas mais técnicas, como a ventilação.

Ryan me disse que passou muito tempo pesquisando e entendendo sobre a ventilação, o que ele achava que estava no fundo da mente das pessoas quando se tratava de montar uma torrefação. Ele acrescenta que sua experiência em projetos envolvendo equipamentos para fabricação de cerveja, fornos de pizza e muitos torradores de café diferentes ajudou que a ventilação se tornasse um foco.

“Está em toda parte”, diz Ryan. “Você não pode entrar e olhar em volta sem ver uma chaminé em algum lugar. E montar um bom sistema de ventilação é muito divertido, mas ninguém parece saber como fazê-lo.

“Trabalhamos com uma variedade de empresas de torra de café para especificar e projetar seu sistema de ventilação da torrefação, desde projetos mais complicados até instalações simples.”

Você também pode gostar: Como a Velocidade do Tambor do Torrador Afeta a Torra?

Ventilação de torrefação

Ryan explica que, embora a instalação de um sistema de ventilação de qualidade exija muito planejamento, o objetivo final é bastante simples. Ele me disse que fica fácil entender os sistemas de ventilação usando algumas analogias simples. “Para mim, é apenas um tubo que contém um fluido”, explica ele. “É só isso. Seu fluido é o gás de exaustão; você só precisa direcioná-lo corretamente. ”

Ele complementa que a antecipação é extremamente importante. O conhecimento especializado ajuda, e o planejamento antes de mover qualquer coisa em seu espaço é fundamental. Se você não planejar com antecedência e sua máquina de torra acabar ficando no local errado, você pode acabar pagando muito mais do que o necessário para um sistema mais longo de ventoinhas.

Ryan também destaca a importância de trabalhar com especialistas que entendam tanto de torra de café quanto de ventilação industrial. “Tive um cliente que trabalhava com um empreiteiro de HVAC que disse que sabia o que estava fazendo. No entanto, quando entrei e olhei o que havia sido instalado, tive que simplesmente dizer a eles que não tinha dado certo.  

“Eles tiveram que comprar um ventilador de US $ 3.000 porque deveriam ter menos ângulos [na passagem de ventilação] ou tubos com um diâmetro maior.”

Ryan e a Usonian trabalharam com vários torrefadores ao longo dos anos para projetar sistemas de ventilação sob medida e adequados para cada finalidade. No entanto, ele diz que às vezes a “configuração real” da torrefação em questão pode ser uma barreira por si só, e observa que pode “afetar o aparelho de maneiras estranhas”.

“Você verá muitos torradores ventilados com a bandeja de resfriamento no exaustor”, ele me diz. “Mesmo que possa ter sido projetado especificamente para fazer isso, qualquer fabricante de equipamento, e certamente qualquer fabricante de ventilação, vai odiar fazer isso.”

CERTIFIQUE-SE DE USAR OS MATERIAIS CERTOS

Em primeiro lugar, uma ventilação de boa qualidade deve ser capaz de suportar as altas temperaturas geradas por um torrador. Antes de instalar um sistema de ventilação, tenha uma noção de quão quente ele precisa estar.

Se o seu sistema for instalado por um prestador HVAC padrão, não especializado, ele pode não ser capaz de suportar as altas temperaturas geradas por alguns torradores modernos. Larry Rohskopf é o CEO da Jeremias , uma empresa especializada em sistemas de exaustão. 

Larry me conta que a Jeremias fabrica sistemas de exaustão que podem suportar temperaturas bem acima do que você esperaria de um torrador de café. Ele explica que é importante testar cada material e parte que você usa antes de incorporá-la a um sistema. Neste sentido, a Jeremias fornece sistemas de exaustão que são testados em temperaturas bem acima de 1.000 ° C para garantir que estão prontos para uso.

Larry acrescenta que é importante garantir que todas as partes do sistema possam resistir a altas temperaturas, não apenas os tubos e painéis principais. As juntas e soquetes, por exemplo, não terão o mesmo tipo de resistência ao calor que o aço inoxidável.

“Nossos sistemas são totalmente livres de juntas”, Larry me disse. Isso significa que a tubulação de ventilação pode se conectar com segurança sem a necessidade de materiais menos duráveis ​​que podem quebrar com o tempo.

Selecionar os materiais certos não envolve apenas proteção contra o calor. Larry me lembra que é importante considerar o apelo visual de sua tubulação, especialmente se você for trazer potenciais clientes para sua torrefação. 

“Às vezes você realmente consegue ver [os canos] nos salões das cafeterias”, diz Larry. “Se eles forem feitos com um bom aço inoxidável brilhante, ele cria um acabamento espelhado de aparência lisa que é meio atraente.”

Torradeira com ventilação

DESIGN E PLANEJAMENTO SÃO FUNDAMENTAIS

Uma torrefação é um espaço único. Planejar como tudo se encaixará – incluindo a ventilação – é extremamente importante. Frequentemente, você vai trabalhar com uma sala com limitações em termos de tamanho e forma e precisará pensar em como e onde a ventilação deve ser colocada.

No entanto, isso não deve ser um problema rumo ao sucesso. Ao planejar com antecedência, você pode impedir que a ventilação seja algo que precisa ser pensado e, em vez disso, considerá-la como parte do apelo visual mais amplo de sua torrefação. 

Em primeiro lugar, certifique-se de levar em consideração a possibilidade de expansão. Você pode começar usando um torrador menor com uma operação de ventilação que não seja muito exigente para instalar ou manter.

No entanto, se você começar a aumentar sua produção e a fazer m upgrade para máquinas de maior capacidade, lembre-se de que geralmente exigirão um sistema de ventilação mais substancial e complexo. Deixe espaço suficiente se quiser expandir e torrar mais café.

Também é importante observar que você precisará ter fácil acesso à ventilação para limpá-la e fazer sua manutenção regularmente, assim como o próprio torrador. Com o uso regular, poeira e resíduos se acumularão em seus canos, o que pode causar um entupimento se não for cuidado de forma adequada.

Embora os incêndios geralmente comecem no próprio torrador, e não no sistema de ventilação, os bloqueios tornarão o incêndio mais difícil de controlar, caso ele realmente comece.

Ryan acrescenta que sistemas mal projetados não representam apenas um risco de incêndio. Se a ventilação for ineficaz, pode provocar pressão contrária, que é quando o fluxo de ar volta para o torrador em vez de sair dele. Isso significa que a poeira e a palha da torra fluem de volta para a máquina, afetando a qualidade da torra e tornando mais provável a ocorrência de entupimentos.

Richard Sandlin é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Royal Coffee. Ele me conta mais sobre um dos principais projetos de Royal, The Crown, um centro educacional de café de acesso livre com sede em Oakland, Califórnia. Richard explica que contar com a experiência externa da Usonian os ajudou a entregar o projeto no final.

“Precisávamos de um especialista acostumado a resolver problemas complicados em pequenos espaços”, disse Richard. “Tínhamos vários torradores diferentes instalados em um espaço apertado e precisávamos de ajuda para projetar um sistema de enfileiramento único que fosse não apenas seguro, mas também fiel à estética do projeto.”

Richard diz que o planejamento e design foram uma parte extremamente importante de um longo processo – não apenas para a ventilação, mas para o espaço mais amplo. “Projetar o espaço de torrefação, construção, HVAC e eventual instalação do torrador levou sólidos 18 meses.”

A ventilação é uma parte fundamental do projeto de um espaço para torrar café. Esteja você substituindo um torrador antigo ou preparando um novo espaço completo, isto é algo que precisa ser corretamente instalado.

Embora seja importante escolher os materiais e fornecedores certos para sua ventilação, certifique-se de planejar com antecedência. Pense nas restrições de seu espaço e reserve um tempo para projetar sua torrefação por um período de meses, não semanas.

Finalmente, se você estiver iniciando um projeto particularmente complicado, considere falar com um especialista externo. Eles podem te ajudar a planejar um espaço onde você possa torrar com segurança um excelente café pelos próximos anos.

Curtiu? Leia também: Como e Quando Limpar seu Torrador de Café

Traduzido por Ana Paula Rosas.

Créditos das imagens: Usonian Systems, Neil Soque, Ana Valencia, Bax + Towner para Royal Coffee Inc

PDG Brasil

Nota: Este artigo foi originalmente patrocinado pela Usonian Systems.

Gostaria de ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!

Compartilhar: