O que vem depois: como se desenvolver na carreira de barista?
Ser um barista pode ser fascinante e gratificante, ao mesmo tempo em que pode ser um desafio pouco recompensador do ponto de vista financeiro. Muitos baristas veem o trabalho como uma carreira de curto prazo, porque é difícil sustentar o estilo de vida que se deseja com os salários pagos e, muitas vezes, há falta de oportunidades de crescimento, então fica a pergunta: como se desenvolver na carreira sendo um barista?
Leia a seguir algumas ideias sobre desenvolvimento da carreira.
Lee este artículo en español barista: ¿ Cuáles Son Sus Opciones de Desarrollo Profesional?
PROGRESSÃO DA CARREIRA NA PRÓPRIA CAFETERIA
Muitas pessoas não compreendem quanta paixão, compromisso e habilidade os baristas colocam no seu trabalho. Ficar de pé durante o dia todo, tirar fotografias, ser obcecado com a qualidade e com a extração, além de oferecer um serviço de primeira ao cliente. Isso tudo sem deixar de ser um especialista em rosetas!
A maioria dos baristas escolhe o seu trabalho por amar o ofício, então por que abdicar disso e ir para um escritório ou algum outro lugar? Se você aprecia o que você faz, mas quer um emprego mais profissional e melhor recompensado, considere outras opções para progressão da carreira nas cafeterias.
Você também pode gostar do Guia de um Barista para um turno de sucesso
À medida que o café especial cresce, há um número igualmente crescente de posições gerenciais e de liderança por aí a fora. Mas você pode ter que mudar da cafeteria atual para uma rede maior ou se mudar para uma cidade maior para poder crescer.
NETWORKING: UMA DAS CHAVES PARA A PROGRESSÃO NA CARREIRA
Tim Sturk, diretor de educação sobre café no Cherry Coffee Training e Q grader, afirma que cada indivíduo tem que decidir o que é melhor para si. “Isso está muito relacionado com o que está disponível para eles. Quem quiser trabalhar como barista em Londres tem algumas opções de emprego, mas talvez isto não funcione assim em outras cidades do mundo”.
“Um barista talentoso e qualificado será procurado pelos empregadores, quer seja para promover a marca, a empresa ou para treinar a equipe. Isto leva a outras oportunidades e, consequentemente, as portas para outra carreira podem se abrir sem que se perceba”, ele acrescenta.
Se estiver interessado em ficar onde está, fale com o seu gestor sobre oportunidades de desenvolvimento e mostre entusiasmo para crescer e aprender. Se eles estiverem cientes de que você deseja ficar, mas precisa de novos desafios, eles podem lhe dar mais responsabilidades ou criar um novo cargo para você.
Scott Rao, consultor de café e escritor, diz: “Converse com o seu empregador sobre o seu objetivo a longo prazo. Informe imediatamente seu empregador que seus planos e perspectivas futuras estão ligados à empresa e então pergunte como ele pode ajudar você a atingir seus objetivos.”
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Para se desenvolver na carreira de barista você realmente precisa saber sobre café. Uma maneira de provar isso é fazer cursos de treinamento de café e desenvolver-se mais profissionalmente.
Tim Sturk diz que certificações em qualquer campo mostram que a pessoa está falando sério sobre o caminho que escolheu. “O objetivo final é que qualquer pessoa com certificados SCA será um funcionário valioso e procurado em relação a alguém com experiência semelhante, mas sem qualificações”, afirma.
Os cursos podem ser caros, mas se você já estiver trabalhando como um barista, seu empregador pode estar disposto a contribuir com o custo. Pergunte por aí para descobrir quais cursos são considerados interessantes e quais são menos importantes no meio profissional. Os cursos gerais de gestão ou contabilidade também podem ser adições úteis ao seu CV, dependendo do seu objetivo final e o da empresa para a qual pretende trabalhar.
Tim diz: “encontro muitas pessoas interessantes em todo o mundo, que têm empregos super bacanas e muitos deles começaram como baristas. Geralmente há um caminho certo de formação, experiência prática, e talvez treinamentos oferecidos pela própria empresa contratante. As pessoas irão naturalmente gravitar para a sua própria área de interesse. Uma carreira vai surgir de um desejo de saber mais e de desenvolver novas habilidades”.
Segundo ele, seu melhor conselho é se tornar um especialista onde quer que você trabalhe. Não através de informações casuais e sim com uma educação adequada. “Questione tudo o que ouve sobre café”, finaliza.
INVESTIR EM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
Agnieszka Rojewska é uma barista profissional e Campeã Mundial e aponta: “barista não é um trabalho muito bem remunerado na maioria dos países. Na maioria das vezes, não lhe proporciona estabilidade financeira.”
Ela diz que o treinamento formal pode ajudar os profissionais a encontrar empregos melhores e os donos de cafeterias a escolher os colaboradores com conhecimento comprovado. Segundo ela, “certificados são necessários para que o setor tenha padrões e possa compartilhar valores e abordagens.”
No entanto, Scott diz que, embora compreenda que as pessoas sintam a necessidade de colecionar certificações formais, aconselha sempre gastar o seu dinheiro em outras coisas. “Nunca contrataria pessoas por causa de uma certificação, mas pelas suas experiências”, diz.
COMO SE DESENVOLVER NA CARREIRA DE BARISTA: ÁREAS RELACIONADAS
Tim afirma que se alguém estiver suficientemente motivado para se tornar um barista habilidoso, será inevitavelmente atraído por uma educação mais aprofundada, concursos, eventos e pela própria comunidade de cafés especiais. Isto abrirá portas e fornecerá oportunidades imprevisíveis.
Segundo ele, “as oportunidades surgem à medida em que exploramos o mundo do café. Ser um barista é a forma mais fácil de começar a atuar no café, mas há muitas outras coisas para fazer nesse meio”.
Ele acrescenta ainda: “se alguém está motivado e tem intenções de trabalhar com café, ser um barista é um passo vital. É um ponto onde se aprendem as competências básicas necessárias e se experimenta o serviço ao cliente, os desafios do fluxo de trabalho, o trabalho em equipe, a saúde e a segurança alimentar. Todas estas áreas são extremamente relevantes e necessárias.”
A partir daqui, que outros rumos você pode tomar? Pense onde está o seu entusiasmo e motivação e veja quais carreiras relacionadas existem por aí. Isto pode levar você a oportunidades na torrefação, na importação/exportação, ou mesmo como instrutor de baristas.
Scott sugere pensar além das funções óbvias e procurar oportunidades na sua função atual além de participar de eventos como cuppings abertos ao público, feiras, e meet-ups da indústria. E quando estiver lá, não deixe de fazer networking e de fazer perguntas sobre aspectos técnicos e trajetórias profissionais.
Tim aconselha: “se envolva em toda e qualquer coisa relacionada com o café” e Scott diz que os baristas que procuram novas oportunidades devem fazer networking. “Fale com as pessoas, ouça as pessoas mais velhas e faça perguntas. você pode ter a sorte de encontrar a pessoa certa, aquela que irá contratar você ou se tornar o seu mentor”.
Aprenda mais em Transforme o seu trabalho com o café em uma carreira
SEGUIR SOZINHO
Talvez você queira fazer uma carreira no café, mas não queira negociar sua trajetória profissional. Muitas pessoas optam por abrir o seu próprio café.
O empreendedorismo não é para todos, mas se você tiver os recursos, a liberdade e a independência, essa pode ser uma ótima escolha para você. Possuir um café permitirá que você continue a trabalhar como barista, aprenda mais sobre o fornecimento dos grãos torrados, e tenha oportunidades de conhecer amantes do café e profissionais da indústria.
Mas antes de assinar o contrato para abrir uma cafeteria, tenha certeza que está preparado. Considere fazer alguns cursos sobre empreendedorismo, elaborar um plano de negócios e saber quando procurar o auxílio de profissionais, como por exemplo um contador. A sua cidade pode ter um pequeno centro empresarial que pode ajudar e para os jovens, muitas vezes existem programas de apoio nacionais ou regionais, como o Prince’s Trust do Reino Unido.
É tão importante saber sobre o seu negócio e ter uma boa ética de trabalho ao montar a sua própria loja como quando se está procurando oportunidades de emprego. Além de lhe dar confiança sobre o seu menu, um conhecimento aprofundado de café o deixará mais atraente para potenciais investidores ou parceiros.
Scott diz que os investidores podem se interessar em você se você estiver trabalhando duro e lhes apresentar um bom plano de negócios.
Então, qual será o seu próximo passo? A vida como um barista pode ser difícil, mas é uma excelente base para muitas outras oportunidades. Aprenda com recursos profissionais, faça perguntas a profissionais mais experientes e vá para trás do balcão. O esforço se pagará a longo prazo.
Gostou? Em seguida, leia Barista-chefe: habilidades e responsabilidades
Créditos das fotos: Krista Aleksandersdóttir
Perfect Daily Grind
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!