12 de outubro de 2022

Como o mercado de máquinas de café espresso domésticas está evoluindo?

Compartilhar:

Nos últimos anos, não há como negar que as máquinas de café espresso domésticas mudaram para atender às necessidades crescentes e em evolução do consumidor de café em casa.

Hoje, com a ascensão do “barista em casa” (ou home barista, em inglês), mais pessoas do que nunca estão procurando uma máquina que possa facilmente replicar bebidas com qualidade de café.

Para saber mais sobre como as máquinas de café espresso em casa evoluíram em espécie, conversamos com dois especialistas da La Cimbali: Filippo Mazzoni e Maria Vittoria Rinaldi. Continue a ler para descobrir o que eles disseram.

Você também pode gostar do nosso guia para degustação de café espresso.

espresso caseiro

O que os consumidores de café em casa estão procurando?

As máquinas de café espresso compartilham um foco crescente na sustentabilidade, qualidade e usabilidade.

No entanto, embora sejam influenciados por tendências mais amplas de design de máquinas de café espresso, os modelos domésticos também evoluíram à sua maneira.

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras em que eles mudaram.

Replicar bebidas com qualidade de café em casa

Filippo Mazzoni é o gerente de equipamentos de café no Gruppo Cimbali. Ele diz que há uma tendência de os consumidores domésticos de café buscarem criar bebidas de café de alta qualidade.

“Mais do que nunca, os consumidores de café estão prestando atenção aos detalhes do que está em seu café e como ele é feito”, diz ele.

Em 2022, um estudo da National Coffee Association (NCA) descobriu que 84% dos bebedores de café fazem café em casa – um aumento de 4% em relação aos 80% que fizeram isso antes da pandemia de Covid-19.

Uma das maiores tendências que vimos durante a pandemia foi um crescimento no número de consumidores tentando replicar bebidas de café do conforto de suas casas. Com um número impressionante de fechamentos de cafeterias em todo o mundo, as pessoas tentaram criar seus cappuccinos, lattes e americanos nas suas cozinhas.

Para acomodar isso, as máquinas de café espresso em casa evoluíram naturalmente nos últimos anos para garantir maior qualidade do que antes.

As máquinas domésticas agora oferecem um maior nível de qualidade e controle do que nunca, com muitos fabricantes B2B comerciais entrando no mercado consumidor para oferecer máquinas líderes de mercado.

Um exemplo disso é La Cimbali, como Filippo diz.

“O consumidor de hoje quer viver essa experiência de café de alta qualidade, quase a nível profissional, a partir do conforto de sua própria casa”, explica. “Dessa forma, com a Faemina, da La Cimbali, entrou no segmento doméstico.”

espresso em casa

Acessibilidade, conveniência e facilidade de uso

Filippo explica que, graças às mídias sociais, preparar bebidas de café de qualidade tornou-se muito mais acessível. Embora ainda não haja substituto para o treinamento de barista, com o equipamento certo e pesquisa suficiente, qualquer pessoa pode tirar uma ótima dose de café espresso ou preparar um delicioso cappuccino.

“Acredito que há demanda nas redes sociais para demonstrar como preparar café de alta qualidade por meio de vídeos tutoriais”, diz Filippo. “Quando esses vídeos são voltados para um público consumidor em geral, as pessoas ficam cada vez mais interessadas em aprofundar seus conhecimentos e pedem mais informações.”

Novamente, com a pandemia da Covid-19, muitos consumidores começaram a perceber que um bom café não precisava ser um enigma e que poderiam replicá-lo em casa com as ferramentas certas.

Esse sentimento pode ser visto em pesquisas da Mordor Intelligence, que mostra que a facilidade de uso e a consistência são dois dos principais fatores que contribuem para o aumento da demanda global por máquinas de café espresso em casa.

Maria Vittoria Rinaldi é a Chefe de Estratégia de Marketing da Faemina em La Cimbali. Ela diz que, em resposta a isso, a Faemina foi fabricada para produzir resultados consistentemente profissionais, independentemente do nível de habilidade.

“Sua interface fácil de usar e soluções ergonômicas foram projetadas para abrir as portas para amadores de café e entusiastas experientes”, diz ela.

Com a acessibilidade, a Euromonitor também descobriu que a conveniência é outro fator importante que impulsiona o crescimento na indústria de café em geral – algo refletido no design de máquinas de café espresso em casa.

Maria explica que isso é algo que a Faemina também atende.

“Depois de apenas 5 minutos de inicialização, você pode começar a preparar café imediatamente como se estivesse em uma cafeteria.”

máquina de espresso doméstica

Aumento da responsabilidade ambiental e social

Agora, mais do que nunca, os consumidores estão procurando comprar produtos éticos. Há muitas pesquisas indicando que os hábitos de compra éticos são uma tendência crescente, especialmente entre os consumidores da geração Y e da geração Z.

Em resposta, as marcas de café (incluindo fabricantes de equipamentos) começaram a olhar para dentro em seus esforços de sustentabilidade e responsabilidade social.

No entanto, embora haja justamente um foco no uso de fertilizantes e na forma como o café é transportado internacionalmente, o processo de produção de café também usa energia, portanto, cria emissões de carbono.

Um estudo recente descobriu que uma máquina de café espresso pouco utilizada consome mais eletricidade do que uma família média do Reino Unido ao longo de um ano, enquanto uma frequentemente utilizada pode produzir mais CO2 por ano do que um voo de Londres para a Costa Rica.

Não é surpresa que as demandas dos consumidores por máquinas de café espresso mais eficientes em termos energéticos tenham disparado. No entanto, no mercado interno, bem como implicações de sustentabilidade, há também a perspectiva de aumento dos custos de energia a considerar.

Maria me lembra que a sustentabilidade no setor de baristas domésticos começa com os fabricantes de equipamentos. Eles têm uma oportunidade fantástica de criar uma opção ambientalmente consciente para os baristas.

“Fabricantes como La Cimbali são a última etapa da cadeia de suprimentos”, diz ela. “Nosso trabalho é ser o mediador entre o produtor, o torrador e o consumidor.

“É por isso que tentamos tornar o café que as pessoas fazem em casa mais sustentável, oferecendo produtos com materiais recicláveis e baixo uso de energia.”

café espresso

Como as máquinas de café espresso em casa evoluíram em resposta?

Responder a essas tendências têm sido vital para os fabricantes de máquinas de café espresso em casa que procuram oferecer modelos de equipamentos bem-sucedidos em um mercado cada vez mais competitivo.

Qualidade e acessibilidade de mãos dadas

A acessibilidade e a qualidade não devem ser mutuamente exclusivas no que diz respeito ao design da máquina de café espresso em casa.

A integração da tecnologia, como Wi-Fi e conectividade Bluetooth, nas modernas máquinas de café espresso caseiro ajudou a criar uma experiência de café caseiro mais fácil de usar.

Com modelos mais recentes, os consumidores domésticos podem até mesmo agora controlar variáveis de fabricação de cerveja usando aplicativos para smartphones.

Maria conta como a Faemina conseguiu isso por meio do aplicativo Be Faema, que permite que os baristas domésticos gerenciem remotamente as variáveis de extração.

“Nossa pesquisa sobre ergonomia em conjunto com uma interface amigável torna essa máquina algo que todos podem usar”, explica ela. “Assim, o aplicativo ajuda e explica as configurações mais avançadas da máquina, que antes eram usadas apenas por profissionais.”

A ergonomia como campo de estudo, em particular, ajudou as máquinas de café espresso domésticas a não apenas serem mais fáceis de usar em casa, mas melhor para o corpo.

“Opções mais ergonômicas e fáceis de usar são feitas para o barista da casa”, acrescenta Maria. “Por exemplo, isso significa incluir varinhas de vapor automáticas para aqueles que não têm habilidades profissionais, mas ainda querem fazer um cappuccino em casa, como em uma cafeteria.”

máquina expresso caseira

Design: manter as máquinas elegantes e compactas

Ter uma máquina de café espresso comercial em tamanho real geralmente não é uma opção para usuários domésticos em cozinhas com pouco espaço.

Em resposta, muitas máquinas de café espresso domésticas estão sendo projetadas para serem cada vez mais compactas e próprias para colocar sobre bancadas.

Filippo me diz que os baristas domésticos não devem sacrificar a qualidade e o desempenho quando optam por uma máquina mais compacta.

“As dimensões da máquina devem ser adequadas para o espaço disponível”, diz ele. “Como designers, temos sempre em mente que há certas limitações para as quais você precisa trabalhar [para máquinas de café espresso domésticas].”

Maria diz que, em resposta a isso, as “funções da Faemina são comparáveis às máquinas de cozinha padrão de primeira linha”, mas que “não é necessariamente maior em tamanho do que os pequenos electrodomésticos de cozinha”.

Produtos e materiais sustentáveis

As demandas dos consumidores por produtos sustentáveis levaram a uma mudança positiva na forma como as máquinas de café espresso domésticas são projetadas. Houve um foco intencional notável na redução do uso e desperdício de energia ao longo do processo.

Em primeiro lugar, há um aumento na tecnologia de energia eficiente, como a introdução de caldeiras isoladas e elementos de aquecimento menores.

“Temos sistemas para limitar a dispersão de energia térmica”, explica Maria. “Na Faemina, o isolamento da caldeira garante o aquecimento isolado e reduz a perda de calor, além de gerenciar os tempos de partida de maneira eficaz conforme o tempo em que a máquina está normalmente em uso.”

Uma grande causa de desperdício de energia com máquinas de café espresso vem da “marcha lenta”, quando uma máquina está ligada e consome energia, mas não está sendo usada.

Para isso, Maria explica que La Cimbali desenvolveu um sistema de stand-by automático para a Faemina para reduzir o desperdício de energia.

“Se a máquina não for usada por 10 minutos, ela ativa sua função de espera (que pode ser ajustada conforme as necessidades do usuário)”, diz ela.

Além da nova tecnologia, a própria máquina precisa ser feita de forma sustentável. Maria e Filippo me disseram que a sustentabilidade e a eficiência energética continuam sendo as principais prioridades durante todo o processo de fabricação.

“O uso de materiais recicláveis, do produto à embalagem, é produzido por meio de funções dedicadas à economia de energia.”

espresso em casa

Versatilidade crescente

As máquinas de café espresso em casa precisaram se tornar muito mais versáteis ao longo dos anos para oferecer mais opções aos baristas em casa.

Observamos o crescimento nessa área com máquinas de café espresso super-automáticas em particular, com um crescente “menu” de opções disponíveis em muitos modelos.

Filippo me conta como a Faemina facilita para os baristas domésticos prepararem uma variedade de bebidas espresso, bem como outras bebidas.

“Com a Faemina, você pode fazer um menu completo de bebidas, como um cappuccino com leite vaporizado automaticamente ou até café filtrado de alta qualidade.”

Maria explica que a versatilidade da Faemina permite que ela seja ajustada para se adequar a diferentes tamanhos de xícaras e, assim, permitir que os usuários preparem uma variedade de bebidas diferentes do espresso.

“Graças ao sistema Up & Down, os usuários podem ajustar a altura da bacia para se adequar a diferentes tamanhos de copos”, diz ela. “Com isso, eles podem fazer filtro e café frio com facilidade, usando dispositivos como um Kalita ou um V60.”

Muitas máquinas domésticas mais recentes também incluem recursos para ajudar os baristas a preparar outros tipos de bebidas (como saídas padrão de água quente para chá).

máquina expresso em casa

É claro que o design da máquina de café espresso caseiro evoluiu nos últimos anos, com um foco crescente em bebidas de café de qualidade sustentando a maioria dessas mudanças.

Além disso, a sustentabilidade, a versatilidade e o espaço da cozinha permanecem fatores que os baristas domésticos provavelmente consideram.

No entanto, ainda veremos se esta tendência irá ou não assumir o controle do mercado doméstico. Por enquanto, é claro que as máquinas de café espresso caseiro de alta qualidade farão tudo o que puderem para ajudar os usuários a criar bebidas com qualidade de café a partir do conforto de suas cozinhas.

Créditos: Robilant Associati.

Tradução: Daniela Andrade. 

Observação: a Cimbali é patrocinadora do Perfect Daily Grind.

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este? Cadastrar-se para nossa newsletter!

Compartilhar: