17 de março de 2023

O que é um babyccino e por que ele é servido nas cafeterias?

Compartilhar:

Embora as crianças não sejam, de forma alguma, o maior consumidor demográfico de cafés, o setor de alimentos e bebidas infantis está passando por um período de crescimento significativo. Em 2025, o mercado global poderá ser avaliado em mais de USD 146,7 bilhões.

Além das discussões contínuas sobre quando as crianças devem ser apresentadas ao café, estamos vendo mais e mais pais trazerem crianças para as cafeterias. Quando o fazem, o babyccino sem cafeína pode ser uma ótima escolha.

Mas o que exatamente é o babyccino, e por que as cafeterias deveriam servi-lo? Para descobrir, conversei com três profissionais de café da Austrália, Reino Unido e Irlanda. Continue a ler para saber o que disseram.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre a introdução de crianças ao café.

bebida a base de leite com a forma de um ursinho de pelúcia feita com a espuma do leite

De onde vem o babyccino?

É fácil perceber que a palavra babyccino é uma combinação de “bebê” e “cappuccino”. Na sua forma mais simples, esta é uma bebida à base de leite espumoso para crianças que não contém café. De onde ela vem?

Alguns profissionais de café acreditam que o babyccino foi servido pela primeira vez na América do Norte, onde às vezes é referido como um “vaporizado”.

No entanto, muitas pessoas concordam que o termo foi cunhado pela primeira vez na Austrália, quando a bebida apareceu em menus de cafeteria no início dos anos 2000. Na verdade, a palavra foi oficialmente adicionada ao Dicionário Nacional Australiano em 2016, pois é considerada uma parte significativa da cultura do café do país.

Hoje, muitas cafeterias ao redor do mundo servem babyccinos, embora seja muito mais comum nos principais mercados consumidores de café e nem sempre eles estejam visível nos menus. A Starbucks, por exemplo, não lista oficialmente a bebida em seu site, mas pode ser pedida em muitas lojas. Às vezes, gratuitamente.

O Costa Coffee também oferece um babyccino, que geralmente vem com um floco de chocolate ou alguns marshmallows. Da mesma forma que a Starbucks, o Costa inicialmente cobrou £ 1 pela bebida (R$ 6,25 aproximadamente), mas desde 2018, a empresa os serve gratuitamente. Os Babyccinos também podem ser encontrados em cardápios do McCafé, embora isso dependa da região.

Leite sendo vaporizado em máquina de café espresso

Como é feito o Babyccino?

Ao contrário da maioria das bebidas servidas em cafés, o babyccino contém apenas um ingrediente principal – leite vaporizado. Não há receita oficial de babyccino, mas a bebida tem um certo padrão, não importa onde seja servida no mundo. De acordo com o Instituto Barista, a receita básica é a seguinte:

  • Despeje 60 ml da crema do leite vaporizado numa xícara de café;
  • polvilhe cacau ou canela em pó;
  • Decore com alguns marshmallows, calda ou flocos de chocolate.

Dearbhla Barron é a proprietária da Signal Box Coffee em Waterford, Irlanda. Ela diz que o babyccino é “o cappuccino das crianças”. No entanto, ao contrário do cappuccino, que tem proporções equilibradas de leite e espuma, o babyccino tem cerca de 80% de espuma apenas 20% de leite.

“Os Babyccinos são feitos com leite integral (que é aquecido a uma temperatura mais baixa do que o normal) e um pó de chocolate em pó para dar a aparência de um cappuccino”, explica ela. “A bebida é direcionada aos pais de crianças de dois a oito anos que procuram uma alternativa apropriada ao público infantil nas cafeterias.”

Mesmo quando polvilhado com chocolate ou servido com um marshmallow, o babyccino pode conter menos açúcar do que um refrigerante ou um néctar de frutas pronto para beber, por exemplo.

Embora a base do babyccino seja sempre leite, coberturas e guarnições adicionais podem variar dependendo da cafeteria.

Claire Williams é diretora da Claire ‘s Cottage Kitchen em Towcester, Reino Unido. A cafeteria móvel oferece uma variedade de adições ao seu babyccino. “Nós cobrimos o nosso com chantilly, granulado e marshmallows. Também temos flocos de chocolate que podem ser adicionados a um custo extra.” Em algumas cafeterias, os babyccinos também podem ser preparados misturando cacau em pó no leite para fazer uma pequena bebida quente com chocolate.

Barista despejando o leite vaporizado em uma xícara

Ajustando sua técnica de vaporização

A maioria das bebidas de café à base de leite é servida a uma temperatura entre 55°C e 65°C . Isso ajuda a criar uma melhor textura e destacar a doçura natural do leite.

No entanto, as crianças são muito mais sensíveis a temperaturas mais quentes do que adolescentes e adultos. Para as crianças, o leite vaporizado a essas temperaturas pode causar queimaduras – especialmente considerando que as crianças ansiosas são menos propensas a esperar a bebida esfriar.

Paul Rosenkranz é coproprietário da Quest Coffee Roasters, na Austrália, que oferece babyccinos veganos e sem glúten. Ele diz que, como as crianças são mais sensíveis, os babyccinos devem ser vaporizados na faixa de temperatura próxima a 40,5°C. 

Para preparar um babyccino, um barista simplesmente vaporiza o leite até que grandes bolhas apareçam na superfície. Isso é um pouco o contrário do que ele normalmente faria para preparar a maioria das bebidas à base de leite, como lattes e flat whites. As bolhas grandes ajudam a criar uma camada espessa, ideal para que as coberturas permaneçam na superfície da bebida.

Babyccino acompanhado de um cookie de chocolate sobre uma tábua de madeira

Por que servir um babyccino, afinal?

De modo geral, as cafeterias são territórios adultos e adolescentes. Então, por que oferecer um babyccino? “Ele proporciona às crianças uma sensação de igualdade, quando eles se sentam e bebem o seu ‘café’ como seus pais fazem”, diz Dearbhla.

Claire explica que a bebida torna mais fácil para os pais socializarem e trazerem crianças com eles se tiverem algo para fazer. “As crianças sabem que seus pais bebem café. E elas acabam pensando que um babyccino é como um café em miniatura. É ótimo ver os pais desfrutando de uma bebida quente com seus filhos.”

Dearbhla enfatiza que, embora os babyccinos não sejam necessariamente lucrativos, eles podem ajudar a atrair novos clientes. Ela acrescenta que a Signal Box cobra uma pequena taxa que cobre o custo do leite e coberturas adicionais. Paul concorda, dizendo: “A bebida é uma ótima maneira de manter as crianças ocupadas enquanto os adultos apreciam suas bebidas, o que é importante para atrair mais clientes para o café.”

Barista vaporizando leite

Adicionando o babyccino ao seu menu

Ao contrário de muitas outras bebidas emergentes, é simples e fácil adicionar um babyccino ao seu menu, se você quiser. Ele pode ser facilmente preparado com ingredientes que um café sempre tem em estoque – particularmente leite.

Paul diz que muitas cadeias de café maiores oferecem babyccinos, pois é uma bebida fácil e acessível para preparar. Isso também pode incentivar os clientes a gastar mais e ficar em uma cafeteria por um tempo, aumentando o ticket médio de venda dos clientes com crianças.

Os cafés que desejam incluir a bebida em seus cardápios também não precisam investir em novos equipamentos ou treinamento substancial da equipe. 

No entanto, há uma série de coisas a considerar ao adicionar um babyccino ao seu menu. Os cafés precisam considerar se cobrarão os clientes pela bebida e, em caso afirmativo, quanto cobrarão. 

O preço de um babyccino fará a diferença para alguns clientes, portanto, é importante precificá-lo corretamente. Se houver outro café nas proximidades que não cobra, por exemplo, os clientes com crianças podem preferir ir lá.  Os proprietários de cafeterias precisam considerar o preço que os clientes estão dispostos a pagar, além de permanecerem competitivos com outras empresas locais de café. 

A questão da inclusão

No entanto, a decisão de adicionar um babyccino ao seu menu depende, em grande parte, da clientela do seu café. Se você tem uma cafeteria e deseja criar um ambiente mais inclusivo para famílias com crianças pequenas, o babyccino pode ser uma ótima maneira de incentivar essa clientela a visitar seu café.

Por outro lado, se você está procurando fornecer uma atmosfera mais tranquila em seu café, então pode ser melhor evitar adicionar o babyccino ao seu menu.

Além disso, com mais de 20% das crianças no Reino Unido já veganos ou querendo adotar uma dieta vegana, oferecer leites vegetais para babyccinos pode ser um ponto de venda único para cafés. No entanto, é importante notar que isso pode aumentar o custo de um babyccino, já que os leites vegetais tendem a ser mais caros do que o leite de vaca.

Além disso, Dearbhla recomenda que as cafeterias devem adicioná-lo aos seus menus, mas tem algumas dicas finais. “É simples e eficaz”, conclui. “Lembre-se do mercado-alvo para a bebida, não complique demais e não a deixe muito quente.”

babyccino com marshmallows

Enquanto o babyccino pode não parecer um ajuste natural para alguns cafés, certamente tem seu lugar em empresas que acomodam os clientes com filhos pequenos. 

Adicionar a bebida ao seu cardápio pode não aumentar os lucros diretamente, mas pode ser um ótimo atrativo para uma gama maior de clientes. Além disso, se bem-feito, pode ajudar a criar um espaço mais inclusivo para os pais e seus filhos.

Gostou? Então leia nosso artigo sobre o latte de abóbora e especiarias.

Créditos das fotos: Quest Coffee RoastersSignal Box Coffee

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Quer ler mais artigos como este?  Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: