Como fazer um Irish Coffee?
Enquanto alguns coquetéis de café são complexos o suficiente para serem preparados apenas por bartenders profissionais, outros podem ser preparados em casa com um punhado de ingredientes de qualidade.
O Irish Coffee, ou café irlandês, é certamente um deles, feito com café preto, açúcar e uísque irlandês, além de ser coberto com uma camada de creme.
Conversei com um bartender e um especialista em cafés para entender melhor de onde vem essa bebida tão icônica, como permaneceu tão popular por décadas e como podemos vê-la evoluir no futuro. Continue a ler para saber o que disseram.
Você também pode gostar do nosso artigo sobre como fazer seu próprio licor de café em casa.
O que exatamente é o Irish Coffee?
John Jeide é bartender do Buena Vista Café em San Francisco. Ele diz que a receita padrão do drink mundialmente famoso não mudou desde seu início em 1952 e consiste em quatro ingredientes básicos: uísque irlandês, café fresco, açúcar e creme de leite.
Embora o drink normalmente seja feito com uísque irlandês por seu sabor suave, ele diz que os clientes às vezes pedem para substituí-lo por licores como o cremoso Bailey’s ou o Tuaca.
John serve a bebida em um copo temperado que é estreito no fundo e mais largo no topo, que ele diz serem as proporções perfeitas para um coquetel de café.
“Primeiro você aquece o copo com água fervente, para manter o café quente depois de adicionar o uísque”, diz ele. “Em seguida, descarte essa água e despeje o café até que ele ocupe cerca de 3/4 do volume do copo. Adicione em seguida dois torrões de açúcar, mexa e então acrescente o uísque”.
“Finalmente, use as costas de uma colher para colocar o creme de leite levemente batido por cima. Beba o café quente com o creme frio.”
O que resta é uma combinação satisfatória de quente, frio, amargo e doce – com uma camada de creme batido à mão. Às vezes, o creme é fortificado para impedir que se dissolva, o que o mantém sempre flutuando na superfície da bebida.
De onde veio o Irish Coffee?
Como muitas bebidas populares, os detalhes sobre a origem do Irish Coffee são conflitantes. Falei com Alin Giriada, CEO do Coffee Laboratory em Dublin, Irlanda, para mais informações.
“Há muitas histórias sobre a invenção do café irlandês”, diz ele. “Uma é que ele foi inventado pelo barman Joe Sheridan em 1942. Aparentemente, um avião teve que cancelar um voo por causa do mau tempo, e Sheridan veio com a receita para confortar os passageiros retidos.”
No entanto, muitos acreditam que foi um viajante americano chamado Stanton Delaplane que trouxe a bebida para o cenário internacional. Segundo a lenda, Delaplane experimentou pela primeira vez um drink com o nome de “café gaélico” em um aeroporto irlandês na década de 1940.
Depois de chegar de volta aos EUA, ele passou uma noite tentando recriá-lo no Buena Vista Café de San Francisco. Ali, o proprietário, Jack Koeppler, ficou obcecado em aperfeiçoá-lo.
Em uma estranha reviravolta do destino, Koeppler mais tarde visitou o Foynes Flying Boat Terminal na Irlanda, o mesmo lugar onde – supostamente – Joe Sheridan serviu a bebida pela primeira vez a passageiros cansados.
Sheridan então retornou aos EUA com Koeppler em algum momento. Alguns até acreditam que ele passou uma década trabalhando na Buena Vista, o que a torna a “verdadeira” casa do café irlandês.
No entanto, outra tradição afirma que o Irish Coffee foi inventado durante a Segunda Guerra Mundial no Temple Bar em Dublin. O proprietário, Michael Nugent, supostamente adicionou uísque e creme para ajudar a mascarar o sabor amargo e defumado do café disponível durante a guerra.
Quem aprecia o Irish Coffee?
Independentemente de sua origem, sabemos que o café irlandês existe há mais de meio século. No entanto, nos últimos anos, houve um boom em sua popularidade – assim como na dos coquetéis de café em geral.
Pesquisas mostram que, desde a pandemia de Covid-19, muitos consumidores optaram por ficar em casa, pedir destilados premium online e preparar coquetéis no conforto de sua cozinha.
No entanto, John acredita que o café irlandês é versátil, e se as pessoas fazem em casa ou pedem em um bar,ele fica perfeito para quase qualquer situação. “Você pode beber um café irlandês a qualquer hora do dia”, diz ele. “Antes ou com café da manhã, na hora do almoço, ou ainda antes ou depois do jantar.”
Ele acrescenta que os clientes do Buena Vista regularmente o apreciam antes de eventos esportivos importantes e em feriados como o Dia de São Patrício, bem como em aniversários e datas comemorativas.
Curiosamente, John também observa que a bebida parece ser mais popular nos EUA do que na própria Irlanda.
Alin concorda e observa que o Irish Coffee é especialmente popular entre os turistas.
“Juntamente com um pint de Guinness, é uma das coisas que você tem que experimentar quando visita a Irlanda”, diz ele. “Como envolve uma combinação de álcool e café, não é o tipo de bebida que alguém apreciaria em uma noite de sexta-feira. Requer um contexto festivo e comemorativo.”
Qual café usar?
Alin explica que, para preparar um café irlandês excepcional, você naturalmente precisa encontrar um café de alta qualidade. Ele me diz que sua escolha pessoal é um etíope de processamento natural, geralmente preparado na Chemex.
Embora as preferências individuais sejam diferentes, a maioria das receitas recomenda o uso de um café que complemente o whisky irlandês em vez de dominá-lo. Isso geralmente significa evitar o espresso, pois sua intensidade pode fazer a bebida ficar muito amarga.
Em última análise, no entanto, Alin diz que é o uso do uísque irlandês que diferencia o Irish Coffee de outras bebidas.
Alin diz: “Existem muitos outros coquetéis que usam álcool, café e creme. É fácil para todo mundo adivinhar suas origens: Irish Coffee, White Russian e assim por diante. A singularidade do café irlandês está na proporção de café para álcool. Para obter um bom resultado, é altamente recomendável que você use um uísque irlandês.”
John concorda, dizendo: “Usamos o uísque irlandês Tullamore DEW e o blend orgânico que a Peerless Coffee criou para o Buena Vista. A combinação cria um sabor delicioso e suave.”
Como o Irish Coffee pode evoluir no futuro?
Com algumas pequenas variações de lado, o Irish Coffee permaneceu relativamente inalterado desde sua invenção há várias décadas. Para estabelecimentos como o Buena Vista, sua receita imutável faz parte do apelo.
John diz que acha que a bebida continuará popular, independentemente das tendências futuras. “O café irlandês nunca sai de moda, e a receita permaneceu a mesma ao longo dos anos”, diz ele. “Beber aquele uísque quente e mistura de café com aquele creme frio – não há nada parecido. É memorável.”
No entanto, embora a receita usada no Buena Vista não tenha mudado, John diz que viu muitos produtos irlandeses com sabor de café aparecerem no mercado, incluindo cremes e licores.
Alin, por sua vez, acha que a inovação no café especial pode levar a diferentes resultados diferentes na bebida. Ela explica: “Como é uma bebida que requer destilados, recomendo que você use cafés que possam obter um caráter frutado, inebriante e vinoso em seu processamento. Então, no futuro, acho que podemos ver mais cafés fermentados com mel ou através de maceração carbônica sendo usados para essa bebida.”
Não importa o que você pensa do Irish Coffee, é claro que sua simplicidade o diferenciou de outras combinações de café e álcool ao longo dos anos e é improvável que sua receita principal mude.
Se as pessoas experimentam ou não o café que usam para isso, no entanto, é outra questão. Como diz Alin, os cafés que naturalmente têm um sabor que remetam a vinho ou notas exóticas podem equilibrar perfeitamente com o uísque irlandês e dar-lhe um sabor muito satisfatório. Talvez isso seja algo que veremos mais nos próximos anos.
Gostou? Então leia nosso artigo explorando o martini espresso.
Créditos das fotos: The Buena Vista
Tradução: Daniela Melfi.
PDG Brasil
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!