5 dicas para um chocolate quente cheio de charme e sabor
Uma das bebidas mais clássicas e saborosas – em especial no frio –, o chocolate quente remete aos tempos de infância de muita gente. Quem não tomava café com leite ou puro, começava o dia com leite com chocolate em pó. Há aqueles que pediam para a mãe fazer um “Toddy” ou um “leite com Nescau” marcas que eram predominantes no mercado nacional no passado.
Atualmente, com mais opções no mercado, houve certa diversificação no consumo. Contudo, para nossa alegria, nosso clássico chocolate quente ganhou novas versões, para agradar aos paladares dos mais novos, como também aos fiéis à bebida, mas que não resistem a uma adaptação saborosa.
Nessa pegada, a PDG Brasil reuniu cinco receitas para você incrementar o seu chocolate quente. Para isso, contamos com as dicas da barista e diretora de qualidade do Santo Grão, Keiko Sato.
Ela diz: “Desde sua origem, o chocolate quente tem se mostrado uma bebida de várias receitas, e tem sido apreciado de diferentes formas em cada país que o serve”.
“Basicamente, para sua elaboração, é necessário chocolate (derretido, em gotas ou em pó) misturado com água ou leite. Por sua composição ser com dois ingredientes como base, é importante caprichar na escolha do seu chocolate para se ter uma bebida de sucesso. Além disso, pesquisar sobre as inúmeras possibilidades de harmonização para criar bebidas saborosas.”
Continue lendo para conhecer as dicas de Keiko para incrementar seu chocolate quente.
Você também pode gostar de ler Receitas imperdíveis para combinar com café.
Choco Fresh
A combinação de laranja com chocolate é uma ótima pedida, pois mescla o cítrico da laranja com o doce do chocolate, dando um equilíbrio à bebida. Para quem não tem um paladar muito acentuado para o doce, mas não resiste ao chocolate, essa combinação é perfeita, pois na receita é utilizado o chocolate meio-amargo.
Ingredientes
- 15 ml de licor de laranja Cointreau
- 1 lasca de casca de laranja
- 30 g de chocolate meio-amargo
- 110 ml de leite
Preparo
Modo de preparo em cafeteria: vaporize todos os ingredientes em uma pitcher. Mexa antes de servir para que não reste chocolate na pitcher. Receita compatível com xícara de 200 ml.
Modo de preparo adaptado para casa: em uma leiteira, misture o leite com o chocolate e o licor. Aqueça até atingir a temperatura que você gosta. Desligue o fogo, jogue na panela a casca da laranja e sirva em uma xícara.
Caso queira deixar mais cremoso, use 1 colher (de sopa) de amido de milho antes de levar ao fogo. Ou use um batedor de ar à pilha para agitar e dar volume ao seu chocolate.
Choco Veg
Pode tomar seu chocolate quente sem nenhuma culpa, afinal, a castanha de caju traz muitos benefícios à saúde. Melhor ainda é a combinação, onde o leite de castanha é vaporizado para cappuccino, dando aquela consistência mais cremosa. Beba sem moderação.
Ingredientes
- 30 g de chocolate em pó (duas colheres de latte cheias)
- 150 ml de leite de castanha de caju
Preparo
Em uma pitcher, adicione o leite de castanha e o chocolate em pó e vaporize como um cappuccino. Em casa, aqueça na leiteira e use um mixer à pilha para deixar mais cremoso. Decore com chocolate em pó.
Choco Nuts
Preparada com chocolate belga, a bebida já ganha um sabor diferente na origem. As amêndoas, juntamente com o seu xarope, tornam este chocolate quente ainda mais sofisticado. Para fechar com chave de ouro, os marshmallows decoram sua caneca preferida e trazem um toque divertido à experiência.
Ingredientes
- 20 ml de xarope de amêndoas
- 125 ml de leite integral
- 50 g de chocolate belga
- chocolate em pó
- 4 marshmallows
- 3 amêndoas
Preparo
Em uma pitcher, adicione o leite e o chocolate belga e vaporize para cappuccino. Em uma xícara, coloque o xarope de amêndoas. Sirva o chocolate quente sobre o xarope e decore com chocolate em pó.
Montagem: para finalizar, coloque 4 marshmallows e 2 amêndoas tostadas.
Chocolate Suíço
O chocolate suíço é deliciosamente conhecido pela sua composição cremosa, que se dá ao fato de conter mais leite em sua composição. No caso desta receita, essa cremosidade vem do creme de leite fresco, quase que proporcional à quantidade de chocolate. A ganache preparada com chocolate meio-amargo promete agradar a todos.
Ingredientes
- 140 g de gemas peneiradas
- 1.250 kg de creme de leite fresco
- 1.5 kg de chocolate meio-amargo
Preparo
Bata as gemas na batedeira até dobrar de tamanho e clarear. Derreta o chocolate. Aqueça o creme de leite e misture ao chocolate com um fouet, formando a ganache. Incorpore as gemas e mexa. Conserve em geladeira.
Chocolate quente tradicional
Mais uma receita produzida com chocolate belga, a ideia dessa bebida é focar a degustação no puro chocolate quente, o ator principal desse roteiro. Para dar uma graça, use a criatividade e espalhe chocolate em pó. Faça o mesmo com os marshmallows, obedecendo sua gula.
Ingredientes
- 50 g de chocolate belga
- 150 ml de leite integral
- 4 marshmallows
- Chocolate em pó
Preparo
Em uma pitcher, adicione o leite e o chocolate belga e vaporize para cappuccino. Sirva a bebida em uma xícara para latte (de 180 a 500 ml). Decore com chocolate em pó.
Montagem: para finalizar coloque 4 marshmallows na lateral esquerda do pires
Presente na infância, presente até hoje. O chocolate quente é uma bebida de várias possibilidades – daquelas simples, em que se misturavam o leite com qualquer pó de chocolate, às mais elaboradas, combinando tipos de chocolates diferenciados, leite vaporizado, ganache, com modos de preparo criativos e deliciosos. Vale explorar essa diversidade e tentar uma receita para aquecer as noites de inverno.
Se você testar uma dessas receitas, ou queira sugerir novas, conta pra gente nas redes sociais do PDG Brasil. Vamos adorar saber como foi!
Créditos: Ashkan Forouzani (destaque); Elena Leya (marshmallows); Maddi Bazzocco (chocolate sendo servido); Sam Hojati (chocolate quente tradicional); Banco de imagens.
PDG Brasil
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!