29 de setembro de 2023

Como as bebidas geladas de café estão mudando?

Compartilhar:

Há mais ou menos dez anos, as únicas bebidas geladas disponíveis nos cardápios das cafeterias eram alguns tipos de cafés ou cappuccinos gelados. Avançando para os dias atuais, já há uma grande oferta de bebidas geladas à base de café de alta qualidade. Estes variam de cold brew nitro a bebidas feitas com concentrado de café.

Além disso, a diversidade de bebidas geladas à base de café está apenas crescendo. Até 2027, espera-se que o valor do mercado global dessas bebidas aumente 22% a cada ano, para cerca de US$ 1,4 bilhão.

Sendo assim, é vital que as cafeterias acompanhem as tendências emergentes para atender a uma ampla gama de necessidades dos consumidores. Para saber mais, conversei com quatro especialistas do setor. Continue lendo para saber mais sobre como as bebidas geladas de café estão evoluindo.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre como as cafeterias podem usar bebidas de café gelado para diversificar seu cardápio.

Barista despejando dose de café em bebidas geladas

Olhando para além do cold brew

Hoje, quando pensamos em bebidas geladas de café, cold brew é o que vem primeiro à mente. Isso acontece por vários motivos: Além de ser conveniente para os consumidores (e mais lucrativo para as empresas), o crescente uso de café de alta qualidade para prepara-lo impulsionou sua popularidade.

Além do cold brew, no entanto, as bebidas geladas de café têm sido um elemento básico da cultura do café em todo o mundo há algum tempo. De acordo com Simon Lewthwaite, o Chefe de Parcerias da New Ground Coffee na Nova Zelândia, o café gelado é uma tradição profunda em todo o mundo – do freddo grego ao gelado americano nos EUA.

“Portanto, era natural que os cafés especiais também continuassem seguindo essa tendência. O café gelado passou de uma bebida de verão para uma bebida consumida o ano todo, e de muitas maneiras”, diz Simon.

Hoje, as bebidas de café gelado são algumas das bebidas mais pedidas nos cafés. Segundo Thomas Blackwall, o Diretor Global de Café da Finlays, em agosto de 2021, a Starbucks anunciou que quase 75% de suas vendas de bebidas no terceiro trimestre nos EUA eram geladas. Isso indica o quão popular o mercado de café gelado se tornou nos últimos anos.

O impulso RTD

Stephanie Thornton é gerente de marketing das Américas na Finlays. Ela explica como o mercado de café gelado mudou nas últimas décadas. “Nos anos anteriores, os fornecedores forneciam predominantemente aos clientes atacadistas extratos de café altamente concentrados para serem usados como ingredientes secundários em bebidas energéticas e frapês.”

No mercado de hoje, no entanto, ela diz que o café gelado é vendido e embalado como um “produto acabado” – com foco no café gelado pronto para beber (RTD).

Incrivelmente popular no Japão desde a década de 1960, o café enlatado abriu caminho para uma gama mais diversificada de opções de café RTD – incluindo bebidas engarrafadas e à base de leite.

Thomas explica que os consumidores mais jovens são uma grande parte da crescente demanda global por bebidas frias de café RTD. “Os consumidores de café mais jovens são muito seletivos com seus gastos e também estão procurando algo inovador e sustentável, além de serem mais preocupados com a saúde.”

Stephanie concorda, dizendo: “Agora estamos vendo os millennials e a geração Z exigirem novas experiências de café de alta qualidade com bebidas RTD”.

Barista retirando um lote de cold brew de um equipamento apropriado para a extração a frio.

Tendências emergentes em bebidas de café gelado

É justo dizer que o segmento de bebidas geladas de café é um dos mercados mais dinâmicos e empolgantes em cafés especiais, com inovação constante impulsionada por muitas tendências de consumo diferentes.

Sian Edwards é gerente de insights do grupo Finlays. Ela me diz que, apesar dos custos crescentes, os consumidores continuam dispostos a pagar por bebidas de café de alta qualidade. Conforme o Relatório de Tendências de Bebidas da Europa de 2023da Finlays, “gastos seletivos” e “indulgências acessíveis” são duas das principais tendências até agora este ano.

“As pessoas estão procurando maneiras com um bom custo-benefício de se gratificar”, diz ela, acrescentando que as bebidas frias e de café RTD são muitas vezes escolhas populares.

Dentro do segmento de mercado, os leites vegetais também continuam a reinar supremos. Apesar do preço dos leites não lácteos ter aumentado em até 14% nos últimos 12 meses, os consumidores de café continuam optando por eles – especialmente o leite de aveia.

Na verdade, as vendas de leite de aveia refrigerado aumentaram impressionantes 37% em 2022, para US$ 512 milhões – um número que provavelmente também representa um crescimento semelhante de bebidas de café gelado à base de aveia.

Concentrado de café

Simon explica que o uso de concentrado de café – ao qual ele diz que o New Ground Coffee se refere como “café em caixa” – está crescendo no setor de café gelado em rapidamente.

Os concentrados de café permitem essencialmente que as cafeterias e outras empresas de hospitalidade sirvam uma variedade de bebidas de café gelado com muito mais rapidez e eficiência. 

“O uso de sistemas automatizados para dispensar concentrados permite que você sirva uma bebida de alta qualidade, sem precisar sempre de uma máquina de café espresso ou de uma equipe altamente qualificada”, acrescenta Simon. “Nossos BIBs (bag-in-box coffees) podem ser combinados com o sistema de concentrado POUR’D de Marco.

“O POUR’D também dispensa água quente”, continua ele. Isso dá aos usuários a oportunidade de servir uma gama mais ampla de bebidas, como americanos e chás.

Thomas concorda, dizendo: “Soluções de bebidas automatizadas como o POUR’D são adequadas para empresas que desejam capitalizar as tendências de café gelado, podendo servir várias bebidas por meio de um sistema integrado.”

Além disso, os concentrados também podem ser adições úteis a coquetéis de café e mocktails. Essas bebidas estão se tornando cada vez mais comuns em cafés especiais, muito devido a competições como World Coffee in Good Spirits e Coffee Masters.

Mas, assim como as cafeterias, os concentrados de café também estão se mostrando populares entre os consumidores. “Os clientes querem recriar bebidas que viram em cafés ou nas redes sociais”, explica Sian. “Os concentrados podem ser usados para personalizar bebidas usando diferentes leites e aromas.”

Café em lata e RTD

Historicamente, além de conter níveis mais altos de açúcar, o café em lata era percebido como de qualidade inferior. Mais recentemente, no entanto, mais e mais marcas de cafés especiais entraram no mercado – amplamente graças a torrefadores proeminentes da terceira onda, como:

  • Stumptown
  • Blue Bottle
  • La Colombe

Em linha com isso, a qualidade e a diversidade do café enlatado aumentaram nos últimos anos. “Já se foram os dias em que uma abordagem única para o café RTD era aceitável”, diz Thomas. “Agora estamos vendo cafés de alta qualidade, únicos e funcionais com designs e estilos de embalagens inovadores, se tornando cada vez mais populares.”

Estação de serviço de bebidas geladas Marco Pour'd

Como as cafeterias podem capitalizar essa tendência?

Embora o setor de café gelado esteja em ascensão, as marcas de cafés especiais ainda precisam ser perspicazes ao buscarem entrar ou se expandir nesse mercado.

Simon diz que entrar no mercado de café RTD pode ser lucrativo para muitas cadeias de cafés especiais – desde que essa entrada se dê de forma eficaz. “Adicionar produtos de café RTD às suas ofertas pode ser útil – especialmente se outras marcas de cafés especiais ainda não tiverem uma grande presença nesse nicho.”

Thomas acredita que as cafeterias que adotam essas tendências emergentes provavelmente colherão os frutos. Ele diz que a chave para adicionar com sucesso bebidas geladas de café ao seu cardápio é oferecer opções totalmente personalizáveis e fáceis de servir.

O sistema Marco POUR’D é um ótimo exemplo de como servir uma variedade de bebidas de café gelado de fácil personalização. Ele conta com um sistema de entrega que economiza espaço e é fácil de usar e manter. Além de usar concentrado de café de alta qualidade junto com diferentes tipos de leite, ou mesmo álcool. Existem várias possibilidades para os proprietários de cafeterias”, explica ele.

Uma abordagem de volta ao básico

Embora existam muitas tendências diferentes no setor de bebidas de café gelado, o cold brew ainda é de longe uma das bebidas mais populares nos cafés. De acordo com isso, os empresários precisam saber como tirar o melhor proveito dele.

Tradicionalmente, as cafeterias fazem cold brew mergulhando o café moído em água a baixas temperaturas por horas a fio. Isso não só pode atrapalhar o tempo de atendimento, mas também pode ocupar muito espaço.

Para resolver quaisquer problemas potenciais, as cafeterias podem otimizar a produção de cold brew de várias maneiras diferentes. Eles podem fazer parcerias com fabricantes e atacadistas ou optar por preparar quantidades menores no local usando soluções como o sistema de concentrado Marco ColdBRU.

O ColdBRU produz concentrado de café em menos de três horas e aumenta o rendimento da extração em 30%. Ele também pode se conectar diretamente à fonte POUR’D para servir o cold brew ou o concentrado de café. Isso dá às cafeterias uma maneira mais consistente e lucrativa de servir diferentes bebidas de café gelado. “Estamos vendo cada vez mais torrefadores e cafeterias usando concentrados para agilizar o serviço. Ou até mesmo criar seus próprios cafés enlatados que podem vender em outros lugares”, diz Simon.

Bebidas geladas à base de café

Qual o futuro dessas bebidas?

O setor de cafés especiais está sempre mudando – e isso vale para o mercado de cafés gelados. Então, quais tendências podemos esperar nos próximos anos?

“Café nitro, espresso-tônicas e kombuchas de café são algumas das bebidas que podem ganhar participação de mercado no futuro”, diz Sian. “A demanda por bebidas mais excitantes e experimentais está crescendo, pois os consumidores querem algo diferente do seu café.”

Como a conveniência ainda continua sendo fundamental para a experiência do consumidor de café, Simon me diz que mais oportunidades podem começar a se abrir para bebidas de café gelado. “Há espaço nos mercados de viagens, aventura e ao ar livre”, acrescenta.

Bebidas saudáveis e funcionais

Sian diz que o foco dos consumidores na saúde e no bem-estar também deve persistir nos próximos anos. “As pessoas estão procurando rótulos e produtos ‘clean’ com benefícios funcionais, como proteínas, vitaminas e nootrópicos”, diz ela. “No entanto, essas bebidas não podem comprometer o sabor e também precisam ter novos sabores e formatos emocionantes.”

Daqui para frente, atender às necessidades dos consumidores em termos de diferentes sabores e experiências sensoriais para bebidas de café gelado é essencial. Isso pode variar desde o uso de diferentes origens ou métodos de processamento para preparar cold brew até a oferta de uma variedade de aromas ou xaropes para bebidas.

Barista servindo café num copo com gelo

Vimos uma espécie de revolução do café gelado nos últimos anos, e essa revolução não mostra sinais de desaceleração. Olhando para o futuro, os consumidores ainda procurarão bebidas frias de café mais exclusivas e experimentais, além de exigir opções de alta qualidade.

Ao atender a essas demandas e acompanhar as tendências futuras, as cafeterias podem capitalizar com sucesso esse segmento de mercado aparentemente em constante crescimento.

Gostou? Em seguida, leia nosso artigo sobre como as cafeterias podem usar o concentrado de café.

Créditos das fotos: Sam GillespieTaller Stories

Tradução: Daniela Melfi.

PDG Brasil

Observação: Marco Beverage Systems é patrocinador do Perfect Daily Grind.

Quer ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!

Compartilhar: