Conheça 3 receitas imperdíveis de caipirinha com café
A caipirinha e o café são bebidas-símbolo do Brasil. Ambos são derivados de dois dos maiores ativos de exportação da história econômica do País, o café e o açúcar.
O PDG Brasil convidou Christopher Carijó, bartender-chefe do restaurante Preto, em São Paulo, capital, e, especialista em cafés especiais e cachaça, além de comediante stand-up, para compartilhar três versões de caipirinha que levam como ingrediente principal tanto a cachaça quanto café. Mais brasileiro impossível. “Precisamos abraçar a diversidade de sabores disponíveis no Brasil.”
Confira as receitas de caipirinha com café criadas por Chris e se inspire para criar em casa as versões em coquetel que unem duas verdadeiras paixões nacionais.
Você também pode gostar de ler A união da cerveja com o café.
Breve história da caipirinha brasileira
A caipirinha é o drinque oficial do Brasil tanto em território nacional quanto global. A mistura de cachaça, limão (que lá fora é a lima, “lime” em inglês) e açúcar, é símbolo da cultura brasileira.
Um dos top 10 drinques no mundo, a caipirinha tem sua origem associada à cidade de Piracicaba, no interior do estado São Paulo, um dos epicentros do ciclo canavieiro do Brasil, e teria sido inventada em 1918. Na época, era considerado refinado servir o drinque em festas organizadas pelos fazendeiros da região.
Conheça três versões de caipirinha com café
Caipirinha de Espresso Frutado
Ingredientes
- 75 ml de cachaça envelhecida em carvalho
- 6 morangos
- 1/2 limão siciliano
- 30 ml de xarope de caramelo
- 1 xícara de espresso (30 ml)
Preparo
Amasse com um pilão os morangos, o limão e o xarope de caramelo em uma coqueteleira (pode ser uma jarra de vidro com tampa), até o ponto em que o suco seja extraído das frutas.
Adicione bastante gelo junto com o café à mistura, e por último, junte a cachaça. Tampe o mixing glass e misture bem. Decore com grãos de café. Sugestão de copo: tipo old-fashioned.
Caipirinha Espresso Amarena
Ingredientes
- 50 ml de cachaça envelhecida em amburana
- 30 ml de calda (ou xarope) de amarena
- 1 xícara de espresso (30 ml)
- 10 ml de suco de limão siciliano
Preparo
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (pode ser uma jarra de vidro com tampa) com muito gelo. Sugestão de copo: tipo vintage, ou coupe, previamente resfriado no congelador (é importante controlar o tempo para que o vidro não rompa).
Caipirinha Rabo de Galo Carijó
O Rabo de Galo Carijó é o drinque que une o amor de Christiano por café e laranja, que comia na barraca de feira do tio na infância, mais a cachaça, base espirituosa sobre a qual se tornou um expert.
Ingredientes da Infusão
- 400 ml de cachaça envelhecida em carvalho
- 50 g de cascas de laranja Bahia
- 50 g café especial (torra média)
Preparo
Misture os ingredientes e deixe descansar por 24 horas. Passe o líquido em um coador de peneira fina. A infusão pode ser conservada em geladeira por até 15 dias.
Ingredientes do drinque
- 60 ml da infusão de cachaça com laranja e café
- 30 ml de Cynar
- 30 ml de Vermute Carpano classico
Preparo
Use uma coqueteleira previamente gelada com gelo até a capacidade total. Descarte o excesso de gelo e misture os ingredientes na coqueteleira. Sugestão de copo: tipo old-fashioned. Finalize com uma casca de laranja.
Tire a cachaça do seu bar, separe os ingredientes, prepare o seu café e treine suas habilidades de bartender com essas três receitas que ressaltam sabores brasileiros únicos.
Créditos: Christopher Carijó; César Hiar (Rabo de Galo); Pixabay (caipirinha clássica).
PDG Brasil
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!