7 de outubro de 2022

NOTÍCIAS DO CAFÉ – Chuvas de granizo atingem lavouras no Sul de Minas; divulgadas as finalistas do concurso Florada; Brasil, com Júlia e Boram, tem excelente performance no mundial de baristas e muito mais 

Compartilhar:

A cada 15 dias, o PDG Brasil seleciona as principais notícias do café para você. Veja as novidades neste boletim quinzenal.

  • Quinta-feira, 06 de outubro – Concurso 3 Corações Florada Premiada 2022 divulga finalistas. Ao todo, foram selecionados 61 lotes, divididos da seguinte forma: 20 classificados na categoria arábicas – via úmida, 20 na categoria arábicas – via seca e 21 na categoria canéforas. Entre os arábicas, as regiões com maior número de amostras selecionadas foram: Chapada Diamantina (Via Seca) e Matas de Minas (Via Úmida). Na categoria Canéforas, o destaque ficou com as Matas de Rondônia, com 16 classificados. 
  • Quinta-feira, 06 de outubro – São Gonçalo do Sapucaí sedia a 1ª edição do Festival da Mantiqueira. O 1º Festival de Cafés Especiais da Região da Mantiqueira de Minas acontece nos dias 20 e 21 de outubro e terá diversas atividades como oficinas, palestras, painel de mulheres, campeonato de cafés filtrados, concurso e cupping da Mantiqueira, além de atrações culturais e gastronômicas. O objetivo do festival é divulgar os Cafés da Mantiqueira de Minas, valorizando o trabalho e dedicação do produtor e reunir toda a cadeia produtiva e consumidora, por meio da promoção dos cafés e da interação com cafeterias e torrefações de todo o Brasil.
  • Quarta-feira, 05 de outubro – Relatório anual da Associação Estadunidense do Café (NCA) aponta que o café é a bebida mais popular e consumida no país. Cerca de 70% da população dos EUA define o café como sua bebida preferida, superando a água (tanto a versão mineral engarrafada quanto a água filtrada), o chá, os refrigerantes e os sucos em geral. O relatório informa ainda que o consumo de café fora de casa voltou ao patamar que obtinha antes da pandemia de Covid-19 e que as três apresentações mais populares para o consumo no país são os cafés coados, seguidos das cápsulas de espresso e do cold brew (extração a frio).
  • Quarta-feira, 05 de outubro – O Prêmio Atilla Torrefação do Ano 2022 divulga os finalistas. Ao todo, foram selecionadas 20 torrefações para participarem das etapas finais, que acontecerão ao longo da Semana Internacional do Café, a ser realizada no Expominas (Belo Horizonte – MG) entre os dias 16 e 18 de novembro. Os grãos utilizados nessa nova fase são os mesmos, de origem nas fazendas Venturim e São Sebastião, e as torras acontecerão no local, utilizando equipamentos fornecidos pela fabricante Atilla. Os cafés Single serão provados pelos juízes em um cupping e o Blend será avaliado por meio de extração em máquina de espresso.
  • Quarta-feira, 05 de outubro – Collab entre as fazendas São Sebastião e Três Meninas resulta em um nanolote que será lançado no próximo dia 15. O café apresenta notas de frutas amarelas, cítricas e melaço, além de um corpo aveludado e cremoso, com finalização limpa, agradável e longa. Ele poderá ser degustado em evento realizado no renomado “Beco do Batman”, na Vila Madalena (São Paulo, SP), a partir das 11h.
  • Terça-feira, 04 de outubro – Fortes chuvas, com queda de granizo, causam prejuízos nas plantações no Sul de Minas. A forte chuva ocorrida ontem em diversas partes do estado trouxe consequências para os produtores de café. Segundo a Climatempo, o problema não acabou. “Não somente Belo Horizonte, mas todo o Estado de Minas Gerais está na rota de chuvas fortes com trovoadas e elevados volumes de chuva, com risco de alagamentos, inundações e enchentes”, diz a empresa de meteorologia em seu site. O município de São Gonçalo do Sapucaí foi o mais atingido pela tempestade. Produtores de uva, milho, feijão e café tiveram os cultivos danificados e a Emater-MG ainda calcula o total do prejuízo no município. “Foi uma chuva de granizo histórica, há pelo menos 50 anos a gente não via uma chuva como essa. Os fatores climáticos ocorrem, sim, de tempos em tempos, mas, com o aumento da temperatura, eles têm ocorrido com mais frequência, com um intervalo menor de tempo. Pegou desde São Gonçalo até Três Corações e nos deixou assustados não só com o volume da chuva, mas com o tamanho das pedras, algumas do tamanho de uma bolinha de ping-pong, destelhando mais de 150 casas, quebrando vidros e tetos de carros, foi bem forte”, conta Alessandro Hervaz, diretor presidente da Coopervass, cuja sede fica em São Gonçalo do Sapucaí. “Estamos aguardando o levantamento da Emater, que está disponibilizando técnicos para orientar os produtores em relação a seguro e outras questões. Avaliamos que o impacto é pequeno, mas o produtor que foi atingido vai ter uma safra zerada este ano e só vai conseguir recuperar daqui a dois anos. Dependendo, vai ter de plantar de novo”, explica. 
  • Terça-feira, 04 de outubro – BSCA leva cafés do Brasil à principal feira de alimentos do Chile. Uma parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Embaixada do Brasil em Santiago (CHI) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) possibilitou a presença dos cafés nacionais na Espacio Food & Service Chile 2022, feira de alimentos mais importante desse país vizinho, que ocorreu de 27 a 29 de setembro na capital chilena. Durante o evento, os empresários realizaram 30 contatos comerciais, todos com novos clientes. Essas novas parcerias geraram US$ 1,1 milhão em negócios presenciais e a perspectiva para a concretização de mais US$ 2,2 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
  • Terça-feira, 04 de outubro – Coffeetown promove Circuito de Degustações de Café. A cafeteria baiana realizou a primeira de suas sessões de degustação na última quinta feira (06) e realizará mais duas no dia 19 de outubro, na unidade do Corredor da Vitória, uma às 15h e a outra às 19h. O evento será aberto aos clientes interessados, que terão a oportunidade de provar os cafés orgânicos da Colheita das Alegrias, produzido em Barra do Choça, na Microrregião do Planalto de Vitória da Conquista, no interior baiano.
  • Terça-feira, 04 de outubro – Sucessão familiar como aliada da agricultura inteligente é o tema da nova edição do podcast MudAgora. O podcast produzido pelo Consórcio Cerrado das Águas debate como a união de gerações no campo pode favorecer o desenvolvimento da agricultura inteligente com a presença de Marcelo Montanari (cafeicultor), Juliano Tarabal (produtor de cafés e superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado) e Caio Lazzarini (engenheiro agrônomo e consultor técnico do projeto Educampo Café). O programa é repleto de exemplos práticos para o fortalecimento da agricultura climaticamente inteligente.
  • Segunda-feira, 03 de outubro – Café gelado com denominação de origem chega ao Brasil em lata. O café gelado pronto para beber da marca Moose Cold Brew é preparado com grãos do cerrado mineiro em extração a frio, num processo de fabricação artesanal que leva de 18h a 24h para ser concluído. A categoria já é considerada a próxima tendência do mercado de bebidas, e o formato gelado e pronto para beber se alinha aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, ao clima tropical do país e à demanda por produtos mais naturais contendo cafeína, que deve ter aumento de 2,8% no próximo ano, segundo pesquisa da Euromonitor encomendada pela Ball.
  • Quinta-feira, 29 de setembro – Baristas brasileiros ficam em 7º lugar no WBC e 10º no Brewers Cup, realizados em Melbourne (Austrália). Boram Um, da rede de cafeterias Um Coffee Co. se classificou para as semifinais do WBC (Campeonato Mundial de Baristas, em inglês) neste ano, ficando em 7º lugar ao final da competição. Em 2021 ele também chegou até esta fase, mas com uma colocação mais baixa. O Brasil não tinha um representante entre os 10 primeiros colocados desde a 6ª colocação de Silvia Magalhães em 2006. Além da rede de cafeterias, Boram e sua família possuem fazendas produtoras de cafés especiais no Sul de MG e no ES. 

Além dele, Julia Fortini, da Academia do Café, se destacou com o 10º lugar no Brewers Cup – competição de preparação de cafés filtrados. Ela representou o país na competição que contou com a participação de 40 profissionais de diversos países e conseguiu a melhor colocação do Brasil nesse torneio. 

  • Quinta-feira, 29 de setembro – Varginha sediará a 1ª Feira MCC de Culturas Agronômicas. O evento é totalmente gratuito e acontecerá no dia 05/11. Nele, os participantes terão a oportunidade de negociar com grandes empresas do ramo cafeeiro e poderão adquirir conhecimento nas palestras com profissionais renomados do mercado, além de participar de rodada de negócios e muito mais. 
  • Quarta-feira, 28 de setembro – Nestlé lança o Plano Nescafé 2030 para ajudar a impulsionar a agricultura regenerativa, reduzir emissões e melhorar a subsistência dos agricultores. A companhia delineou seu extenso plano para ajudar a tornar a cafeicultura mais sustentável e está trabalhando com os cafeicultores para ajudá-los na transição para uma agricultura regenerativa, enquanto acelera sua década de trabalho sob o Plano Nescafé. A marca está investindo mais de um bilhão de francos suíços até 2030 no Projeto à medida que expande seu trabalho de sustentabilidade, reafirmando o compromisso do grupo de acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo e a ambição de alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa.
  • Quarta-feira, 28 de setembro – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo convida para a 1ª edição da Jornada “O Mercado e o Café Carbono Neutro”. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e contará com palestras, tecnologia, oficinas e discussões sobre a desmistificação do mundo do carbono e a evolução das boas práticas.
  • Terça-feira, 27 de setembro – Coffee Tour Goiânia terá nova edição em Outubro. O evento acontece no próximo dia 08, das 8h30 às 15h30. Os participantes poderão degustar cafés, queijos e chocolates finos. Haverá visita a cafeteria, microtorrefação e às famosas chocolaterias que oferecem cafés especiais na cidade.

O Notícias do Café é um boletim quinzenal de notícias do PDG Brasil.

Crédito: Connor Clarke/WBC (Júlia servindo os jurados no Campeonato Mundial de Preparo de Café).

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: