Guia de cafeterias: Santos (SP)
Santos é sinônimo de café. A mais importante cidade litorânea do estado de São Paulo deve parte de sua identidade cultural ao desenvolvimento da indústria cafeeira no Brasil, por abrigar o maior porto exportador de café do mundo, o Porto de Santos.
Tomar café com bolo aos fins de tarde é parte da cultura dos santistas, cuja cidade abriga o epicentro do comércio cafeeiro do Brasil há mais de 200 anos. Nos últimos cinco anos, o número de cafeterias com foco em café especial têm crescido, assim como as torrefações especializadas.
Confira o guia do PDG Brasil das melhores cafeterias de especialidade de Santos. Lembrando que, se você conhece alguma cafeteria que não esteja aqui, pode sugerir lá no Instagram do PDG Brasil. Assim você ajuda a gente a garimpar esse universo fascinante das cafeterias do Brasil.
Você também pode gostar de ler A história do Porto de Santos em 10 imagens.
Um pouco de história
O poder econômico gerado pelo ciclo café catalisou a modernização tanto do plano urbano quanto da vida social de Santos no século 19, com a inclusão de cassinos, teatros, clubes de esportes e lazer, cafés e restaurantes. O centro da cidade, a parte “antiga”, é onde se desenvolveu a cidade desde a instauração do Porto por Martim Afonso, no século 16, e que abriga até hoje os prédios de comércio exterior e os principais edifícios históricos referentes à era de ouro do café.
A única Bolsa Oficial de Café no Brasil foi criada em Santos em 1917, por conta da relevância da região quanto à comercialização do “ouro verde” na economia do país, cuja construção foi patrocinada e idealizada pelos então chamados Barões do Café. O edifício, que hoje abriga o Museu da História do Café Brasileiro, na época da construção, foi idealizado para projetar a fortuna que o café gerava aos produtores, quando o ativo era um dos principais produtos exportados pelo país.
A capital do estado de São Paulo liderou o processo de globalização transmitido a todo o país, desde o século 19, o que posiciona o eixo econômico Santos-São Paulo como o mais importante terminal portuário da América Latina, status que se mantém até os dias de hoje. O maior volume de exportações e importações do Brasil se concentra no complexo portuário de Santos, com participação de mercado correspondente a 81% dos transportes do café destinado ao território nacional, e a 76,4% do total de café exportado pelo Brasil.
A cena dos cafés especiais em Santos
Matheus Evangelista tornou-se empreendedor pela paixão por café. Matheus, hoje com 26 anos, abriu a cafeteria GEEK BARISTAS, aos 22 anos. A esta altura, já era barista de formação, certificado pela SCA (Specialty Coffee Association), classificador e degustador credenciado, e formado em gastronomia pelo Senac.
Segundo ele, o cliente santista busca informação e experiências multissensoriais que vão além da xícara de café. “A maioria dos clientes, que não conhecem os cafés especiais, está disposta a ouvir e tem interesse em saber mais”, conta Matheus.
Para ele, a cena de cafeterias especializadas vem crescendo, mas ele acredita que ainda faltam locais “comprometidos a fomentar o mercado de cafés especiais, desde a instruir novos clientes até a execução da extração com qualidade final”.
Já a Revo Manufactory foi a casa precursora em microtorrefação e cafeteria com foco total em cafés de origem, orgânicos e especiais. A casa começou em 2015 como uma microtorrefação em uma garagem, virou uma pequena cafeteria de brunch que só abria aos fins de semana, e atualmente é um restaurante, com almoço e jantar, cafeteria e espaço de eventos.
Segundo os sócios fundadores, Vinícius Gomes Ferreira e Vitor Ladaga de Araújo, com o tempo, o consumidor foi mudando: “Até hoje temos os nossos clientes que gostam de café e vêm pelo café, e pedem por métodos que são feitos na mesa”, diz ele. “Nosso termômetro de evolução é o número de venda de pacotes, que está crescendo”, diz ele.
A casa oferece pelo menos cinco tipos de café para venda, com diferentes origens e perfis, “como uma forma de quebrar paradigmas”, dizem. No entanto, trata-se de um processo lento, explicam: “O café especial é mais caro, e com a economia do país em crise, as pessoas fazem escolhas sobre onde gastar seu dinheiro”.
Há franquias chegando a Santos de cafeterias especiais, como a The Coffee, que já tem duas unidades, e o Go Coffee, de Curitiba, além de outras que estão sondando o mercado da região para abrir filiais. Para Vinicius e Vitor, esse é um sinal claro de que a cultura de cafeterias de especialidade está evoluindo na cidade.
O Guia de cafeterias de Santos
Geek Barista
O coffee shop “Amigão da Vizinhança” se apresenta como uma versão cafeinada do Homem-Aranha. E é decorado exatamente como o nome propõe: páginas de HQs e mangás como papel de parede, miniaturas de bonecos de colecionador e livros de todos os tipos de franquias, de Star Wars a Harry Potter, e console de videogames (para uso dos clientes).
O maquinário da cafeteria também é bem geek, mas de cafés especiais. Há várias opções de preparo da terceira onda do café, de Aeropress a Nitro. O Geek Baristas trabalha com o próprio blend sazonal para o espresso.
O menu de tortas, salgados, bolos e doces é sazonal, de acordo com as criações de Matheus, que sempre inclui versões vegetariana e vegana. Não servem almoço. Fecha às terças-feiras, é pet-friendly, e há delivery disponível.
Rei do Café no Museu
O Rei do Café é mais uma das cafeterias em Santos cujo nome é sinônimo de tradição no ramo, mas o foco em cafés especiais é uma empreitada recente. Inaugurada na década de 1910 por imigrantes portugueses no coração do centro da cidade como uma loja de torrefação e moagem artesanal, o Rei do Café é hoje também uma rede de cafeterias.
A rede é administrada pela terceira geração de fundadores, e além da tradicional loja de torra e cafezinho, hoje o Rei do Café detém a concessão da cafeteria do Museu do Café, completamente focada em cafés especiais, tocada pelo barista-chefe Nathan Biasoto.
Localizada no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, a Rei do Café no museu oferece bebidas quentes e geladas, além de drinks e doces à base de café, sanduíches e salgados. Não serve almoço e não é pet-friendly. Estrutura take-away e delivery.
O Rei do Café trabalha com blend próprio, e serve cafés sazonais de origem e micro origem.
Revo Manufactory
A REVO é um restaurante, com almoço e jantar, cafeteria e espaço de eventos. Forno de pizza artesanal, pela noite.
Ainda são especializados em brunch, vendem o próprio blend de café com loja interna, e também são pet-friendly. Estrutura take-away e delivery.
Destaques do menu são pães,e pastéis produzidos na casa, e a base de massa de fermentação lenta. Servem drinks alcoólicos, com opções de coquetéis cafeinados como o Coffee Mule. Fecha às segundas-feiras. A venda de brunch e almoço são feitas simultaneamente, sendo o brunch servido somente de quarta a domingo, das 12h às 17h. Pet-friendly.
Tarantino Café Coffee N’ Geek
Fundada em 2016, a casa é decorada com pôsteres e referências da “mitologia” cinematográfica de Quentin Tarantino. Atualmente localizada no espaço térreo do Shopping Parque Balneário, a cafeteria serve bolos, pães de queijo, tortas e salgados, e funciona no mesmo horário do shopping: das 9h às 22h.
A Tarantino trabalha com o próprio blend e vende cafés na loja, e além das opções de métodos de 3ª onda, oferece bebidas cafeinadas “gulosas”, como cafés com Nutella e Creme de Dadinho. Pet-friendly, com estrutura take-away e delivery.
Santos Best Coffee
O conceito é café e surf, um dos esportes mais praticados na baixada santista. A Santos Best Coffee foi criada pela terceira geração da família dinamarquesa-brasileira Wolthers, do escritório de comércio exterior de café com o mesmo nome, há mais de 70 anos na cidade.
A Santos Best Coffee é uma torrefação e rede de cafeterias – a primeira aberta em 2021, com duas filiais, e seu café de especialidade pode ser encontrado de restaurantes da baixada santista e de São Paulo ao Mercado de Peixes de Santos. A cafeteria principal fica no 5º andar do prédio da prefeitura de Santos, o Palácio José Bonifácio, e fica aberta de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h. A chef Marcela Lermy é a responsável pela pastelaria, doces e salgados.
Como pudemos ver, Santos tem uma cena repleta de boas cafeterias focadas em oferecer uma boa diversidade de cafés especiais, acompanhados de comidinhas de produção própria marcadas pela qualidade. Vale anotar as informações e fazer o seu roteiro pela cidade.
Conte no nosso Instagram como foi conhecer algumas dessas excelentes cafeterias, e fique a vontade para indicar outras.
Créditos: REVO Manufactory, Santos Best Coffee, GEEK Café, Tarantino Café Coffee N’ Geek, Rei do Café, Isabelle Mani SanMax.
PDG Brasil
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!