A História da AeroPress, do Conceito ao Campeonato
O método não virou um sucesso da noite para o dia. Não parecia um equipamento para preparo de café. Conheça a história da Aeropress: criada por um fabricante de brinquedos esportivos mais conhecido não pelo café, mas pelo disco tipo frisbee.
No entanto, de alguma forma, hoje, a AeroPress é um dos métodos de preparo de café mais emblemáticos do mundo; a ferramenta de um campeonato mundial de café, o World AeroPress Championship (WAC); e até o assunto de seu próprio filme, o AeroPress Movie.
Como isso aconteceu? Entramos em contato com Alan Adler, designer da AeroPress e presidente da AeroPress, Inc., para ouvir sua opinião.
Você também pode gostar: Guia de AeroPress: Preparo para Diferentes Perfis de Sabor
Crédito: Neil Soque
A ORIGEM DA AEROPRESS
Um dispositivo pequeno e com dois tubos, a AeroPress prepara rapidamente um café encorpado ao permitir que o usuário empurre a água pelo disco. Ao contrário dos dispositivos para coados , é inspirado na tecnologia das máquinas de café espresso, exceto que a eletricidade e as alavancas são substituídas pela pressão humana.
Ela também tem semelhanças com a prensa francesa, embora tenha sido adotada pela indústria de café especializado de uma maneira que a humilde prensa francesa ainda não alcançou. Além disso, o tempo de preparo (e a temperatura recomendada da água) é significativamente menor com a AeroPress.
Em outras palavras, embora a AeroPress seja uma visão comum hoje em dia, era realmente algo fora do comum quando apareceu pela primeira vez em 2005. Alan Adler abordou criá-la como o engenheiro que é, começando com o problema (ele queria reduzir amargor em seu café diário) e, a partir daí, encontrar a solução (tempo de infusão reduzido).
Para reduzir o tempo de preparo, ele percebeu que precisava aproveitar a pressão. Uma câmara fechada aumentou a pressão do “empurrão” o suficiente para que Alan pudesse preparar seu café mais rapidamente. (É claro que hoje você encontrará uma grande variedade de receitas de AeroPress – algumas com tempos de preparo mais longos que outras!)
Numerosos protótipos depois e Alan Adler tinha sua AeroPress. Seu pequena empresa familiar (que ainda tem apenas uma dúzia de funcionários) logo começou a produzi-la e demonstrá-la em feiras.
Alan Adler com uma AeroPress Crédito: AeroPress, Inc.
TRIUNFANDO NA INDÚSTRIA DO CAFÉ
Muitos na indústria de café especial reagiram com ceticismo, descartando a AeroPress por considerá-la um gadget de uma fabricante de brinquedos, em vez de uma nova e revolucionária ferramenta de preparo.
Mas com o tempo, isso começou a mudar. Alan respondeu às sobrancelhas levantadas com amostras de café preparado e as notícias começaram a se espalhar. A prova da qualidade da AeroPress estava, afinal, na xícara de café.
No entanto, existem muitos dispositivos de preparo de café por aí. Como a AeroPress alcançou uma popularidade tão notável?
Alan diz: “O café é um fenômeno global. E vários métodos de preparo se tornaram globais. Ajudou o fato de que a AeroPress prepara uma xícara muito saborosa em um minuto, é autolimpante, portátil, barata e pode ser usada de várias maneiras diferentes.”
E talvez houvesse algo mais por trás do aumento da popularidade da AeroPress – a mesma coisa, talvez, que levou ao Campeonato Mundial de AeroPress. Eu estou falando sobre a capacidade de experimentar.
Tempo de preparo, tempo de pressão, dose de café, proporção entre café e água, temperatura da água e até mesmo se você inverte ou não o equipamento; existem várias maneiras de brincar com a AeroPress e, assim, aprimorar diferentes características em seu café.
Leita bambém: Doçura Natural do Café: Por Que Alguns Cafés São Mais Doces Que Outros?
Crédito: Fernando Pocasangre
CAMPEÃO DO MUNDO
O café especial tem muitas competições: o Campeonato Mundial de Barista, o Campeonato Mundial de Café Filtrado, o Campeonato Mundial de Latte Art, o Campeonato Mundial de Torra… sem mencionar todas as competições e prêmios para o grão verde.
Mas em 2008, um novo apareceu – um irreverente e brincalhão que nunca esperava ser levado a sério. O primeiro Campeonato Mundial de AeroPress (WAC) foi realizado em Oslo e, apesar do grande nome, tinha apenas três concorrentes. Foi organizado por Tim Varney (que ainda dirige o evento hoje, junto com Tim Williams) e Tim Wendelboe.
Mas – assim como a própria AeroPress – a competição se tornou uma parte popular e indispensável do calendário de campeonatos do café. Em 2018, mais de 3.157 pessoas de 61 países competiram, assistidas por um total de 68.265 espectadores ansiosos.
“Obviamente, uma AeroPress pode ser usada de várias maneiras. Os concorrentes inventam novas formas e ajustam as formas existentes. Não é provável que uma competição possa se desenvolver em torno de uma máquina automática de café que funciona apertando botão”, diz Alan.
Ele considera o WAC como o “campeonato do povo”, no qual qualquer um pode competir, independentemente de seus recursos ou acesso ao café verde. É aquele que recompensa a criatividade e a experimentação – desde que, é claro, essa criatividade resulte em café melhor.
Talvez você também goste: Um Guia do Campeão Mundial de AeroPress para Vencer o Campeonato
Preparo de café na AeroPress com o método invertido. Crédito: Fernando Pocasangre
O QUE VEM A SEGUIR PARA A AEROPRESS?
A AeroPress passou de azarona a gigante da indústria cafeeira. No entanto, embora seu sucesso tenha disparado, pouco sobre o dispositivo mudou. Agora é feita de um plástico preto transparente em vez de claro transparente, mas se não fosse por isso, seria difícil encontrar as diferenças entre uma de 2006 e outra de 2019.
No entanto, há algo novo no horizonte? “Uma versão mais portátil está chegando”, sugere Alan, sem dar mais detalhes.
Quanto ao WAC, Alan está otimista sobre seu crescimento futuro. “Nós nos esforçamos para aumentar o prazer dos participantes. Essa é a nossa maior prioridade. O evento deste ano foi estendido de um dia para dois dias e todos os participantes adoraram a oportunidade de socializar. Mais diversão será adicionada em 2019”, diz ele.
Curtiu? Leia também: Como Fazer Cold Brew na Aeropress em Apenas 2 Minutos
Traduzido por Ana Paula Rosas.
Crédito da foto destacada: Camilo Marulanda.
PDG Brasil
Nota: Este artigo foi originalmente patrocinado pela AeroPress, Inc.
Gostaria de ler mais artigos como este? Assine nossa newsletter!