24 de março de 2023

O que é o café snapchilled?

Compartilhar:

Não há como negar que o cold brew está rapidamente se tornando uma das bebidas mais populares do café em todo o mundo – especialmente entre consumidores mais jovens. De fato, segundo a Technavio, o valor do mercado global de cold brew deve   crescer mais USD 1,7 bilhão até 2025.

Neste mercado, não faltam oportunidades para que os torrefadores diversifiquem e alcancem novos públicos, especialmente com bebidas prontas para consumo (RTD). Uma das muitas maneiras que eles podem fazer isso é usando métodos de infusão novos ou experimentais, como o snapchilling.

Então, o que é snapchilled e como ele funciona? Para descobrir, conversei com cinco profissionais da indústria. Continue a ler para saber o que disseram.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre como o envelhecimento do cold brew afeta o seu sabor.

três latas de café gelado

O que é o café snapchilled?

Snapchill é o nome da empresa que criou e patenteou um método e uma tecnologia próprios para a extração de café. David Dussault, fundador da empresa, explica como o processo funciona. “É um método exclusivo que resfria de forma instantânea o café preparado na hora”.

“Preparamos café quente usando uma proporção de 1:16 de café para água. Em seguida, resfriamos a bebida rapidamente sem adição de gelo”, ele acrescenta.

A tecnologia Snapchill pode reduzir a temperatura do café de 60 °C para 4 °C  em cerca de 60 segundos e é capaz de resfriar até 1,8L de uma só vez sem perda de eficiência.

Uma vez que o café é extraído, O equipamento usado é capaz de baixar sua temperatura rapidamente para até -23ºC. Para isso, é utilizada uma serpentina de evaporador que funciona de forma semelhante aos aparelhos de ar-condicionado.

Stephen Hall é co-fundador da Tinker Coffee em Indiana, EUA. Ele explica que o café snapchill difere do cold brew por ser preparado com água quente. Segundo ele, o café Snapchilled preserva notas mais frutadas e florais do que o cold brew.

Ele conta sobre a primeira vez que experimentou café snapchilled. “Eu nunca tinha provado um café frio que tivesse tantos sabores e aromas preservados. É como um café extraído a quente” “Preparar café quente e, em seguida, resfriá-lo rapidamente era algo que nos interessava, mas não conseguíamos descobrir como fazê-lo em escala de uma forma eficiente em termos energéticos. A tecnologia da Snapchill nos ajudou a alcançar isso”, acrescenta.

Pessoas brindando com lata de bebida

Por que servir o café snapchilled em cafeterias?

Hoje, as bebidas de café frio estão se tornando cada vez mais populares entre muitos consumidores em todo o mundo. Em 2021, a Starbucks informou que as bebidas frias representam cerca de três quartos de suas vendas totais de bebidas.

Embora o cold brew seja certamente uma dessas bebidas, há uma necessidade crescente de inovar e se diferenciar neste segmento. Nesse sentido, David destaca que o Snapchilled tem como vantagem ser muito mais rápido para se preparar do que a extração a frio tradicional.

“Uma receita típica de cold brew envolve a extração de café moído em temperatura ambiente ou água mais fria por até 24 horas”, diz ele. “Em contraste, o processo de snapchilling leva cerca de dez minutos entre preparo, resfriamento e entrega do café ao cliente.”

Além disso, o snapchilling consegue extrair mais do perfil de sabor de um café do que o cold brew. Normalmente, o cold brew tem menos acidez e mais notas de chocolate do que outros métodos de preparo de café.

Outras vantagens do café snapchilled

Ryan Vaxmonsky é o proprietário da Evermore Coffee em Nova Jersey, EUA. Segundo ele, o café snapchilled tem notas mais frutadas e acidez mais pronunciada, ao contrário do cold brew.

Matt Borg é coproprietário da Carrier Roasting Company, em Vermont, EUA. Ele concorda que o café snapchilled pode ter um perfil de sabor diferente do que o cold brew.

“Snapchilling pode evitar o que podemos considerar como armadilhas do cold brew. Você pode regular o café cuidadosamente para a extração, resultando num perfil de sabor mais complexo”, diz. “Em comparação, o cold brew tem uma sensação suave na boca, mas os sabores às vezes não são tão vibrantes. Além disso, o snapchilling também requer menos café moído por litro do que o cold brew”, ele acrescenta.

Experimentações são bem-vindas

Matt também me diz que o café snapchilled pode ser adicionado a nitrogênio para produzir uma textura diferente na bebida. “O café snapchilled pode ser imediatamente preparado com nitrogênio e então embalado para evitar qualquer oxidação”.

Stephen também diz que o processo Snapchill permite que ele realize tiragens de produção menores do que outros métodos de preparo. Por sua vez, ele diz que isso significa que ele pode experimentar mais com diferentes cafés. 

“Normalmente usamos cafés etíopes lavados porque o snapchilling realmente complementa esse tipo de café”, ele me diz. “Mas recentemente usamos um Costa Rica natural que tinha um ótimo sabor.”

Mulher segurando lata de café snapchilled

Qual o potencial de crescimento no mercado?

Embora haja pouca informação disponível sobre o emergente mercado global de café snapchilled, muitos torrefadores e empresas de café que vendem o produto esperam que ele se torne mais popular.

Ryanne Hodson é coproprietária da Broad Porch Coffee na Virgínia, EUA. Segundo ela, o crescimento do mercado de café RTD certamente pode fazer aumentar a demanda por café snapchilled.

“Muitas mercearias em todo o mundo, agora vendem esses produtos, o que nos dá a oportunidade de fornecer mais bebidas de café para nossos clientes. Pode ser um grande mercado para torrefadores pequenos”, ela diz.

Stephen acredita que o café snapchilled pode se tornar mais popular e eventualmente rivalizar, embora isso possa levar anos. “A experiência sensorial do café snapchilled difere dos perfis de sabor mais tradicionais do cold brew e isso pode ser uma vantagem. No entanto, sempre haverá quem prefira o cold brew clássico”, diz.

Espalhando o conhecimento

Para apoiar o crescimento do mercado, Matt diz que os torrefadores precisam educar os clientes sobre as diferenças entre o cold brew e café snapchilled para que eles possam escolher conscientemente. 

“À medida em que o conhecimento sobre o snapchilling cresce, vamos ver uma maior demanda por produtos como esse”, explica. “Precisamos comunicar como o produto difere do cold brew, que já tem uma forte presença no mercado e algumas pessoas podem esperar perfis de sabor semelhantes.”

Ryan concorda, dizendo: “Muitos de nossos clientes não estavam cientes das diferenças entre o cold brew e o café snapchilled. Mesmo após fornecermos uma explicação, alguns ainda preferem o cold brew porque estão mais familiarizados com ele”, acrescenta.

Latas de café snapchilled

Outras considerações

Se uma torrefação ou uma cafeteria decide vender café snapchilled, há certamente alguns fatores a ter em mente. A primeira coisa a considerar é que a tecnologia Snapchill é patenteada e registrada e que os direitos sobre o processo são de propriedade da marca.

Quanto a outras considerações, Matt diz que, como a tecnologia Snapchill pode preservar mais das qualidades inatas do café, os cafés torrados escuros podem não funcionar tão bem quanto os perfis de torra claros ou médios.

Como a bebida é um produto de café RTD, ela geralmente vem em latas ou garrafas. Para evitar quaisquer problemas com o espaço de armazenamento, Stephen recomenda garantir que você tenha espaço de armazenamento refrigerado suficiente para acompanhar a demanda.

Embora o transporte possa ser uma preocupação, David me diz que o processo patenteado Snapchill inclui pasteurização, o que prolonga a vida útil do produto por até um ano. E isso ainda elimina a necessidade de transporte refrigerado, facilitando o acesso de torrefações e cafeterias ao café snapchilled.

Lata de café snapchilled sobre uma mesa

Os níveis mais elevados de acidez e sabores vibrantes no café snapchilled podem oferecer uma nova experiência sensorial a outras bebidas, como o cold brew. Considerando isso, certamente tem potencial para se tornar mais popular no setor cafeeiro.

No entanto, ele não vem sem seus desafios. Torrefações e empresas de café interessadas em vender café snapchilled precisam entender como o processo funciona, o que significa que eles também precisam saber quais cafés devem usar e como eles vão preparar e enviar o produto.

Se esta tecnologia inovadora dominará ou não o segmento do cold brew, só o futuro dirá.

Gostou? Em seguida, leia nosso artigo sobre café flash brew.

Créditos das fotos: Carrier RoastingSnapchillInmaculada Chilled Coffee

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: