Por que o World of Coffee Busan vai sediar o WBC de 2024?
Na Specialty Coffee Expo deste ano, a Specialty Coffee Association (SCA) anunciou que sediará seu primeiro evento World of Coffee na Ásia em 2024. Em parceria com a Exporum, o evento acontece de 1 a 4 de maio em Busan, na Coreia do Sul. O evento inaugural do World of Coffee Asia também sediará o World Barista Championship (WBC) de 2024.
Juntamente com o principal evento europeu em junho de 2024 e a terceira edição da feira de Dubai em janeiro de 2024, o WOC Busan deve atrair milhares de profissionais do café de todo o mundo. No entanto, é importante analisar por que a SCA decidiu levar o evento para a Coreia do Sul. Além do que isso pode significar para o futuro da feira. Continue lendo para descobrir mais.
Você também pode gostar do nosso artigo sobre se o novo formulário e protocolo de cupping SCA agregará mais valor para o café especial.
Um número crescente de eventos internacionais de café
Todos os anos, a SCA realiza um evento WOC num país europeu diferente. Este ano, a feira aconteceu de 22 a 24 de junho em Atenas, na Grécia. O evento apresenta uma série de atividades-chave, como:
- vila de torrefação;
- prêmios de melhor produto novo e design em cafés especiais;
- rodada de negócios entre compradores e vendedores de café;
- palestras, cuppings e workshops.
Além disso, cada evento WOC também sedia uma série de campeonatos mundiais de café, incluindo:
- campeonato mundial de baristas (World Barista Championship – WBC);
- World Brewers Cup;
- campeonato mundial de Coffee in Good Spirits;
- campeonato mundial Cup Tasters;
- campeonato mundial de preparo Cezve/Ibrik.
Além do evento europeu, a SCA também organiza o WOC Dubai, “a principal feira de café para expositores e visitantes do Oriente Médio e além”. A primeira edição aconteceu em 2022 e em janeiro deste ano tivemos a seguinte.
Certamente está claro por que a SCA decidiu lançar um evento voltado para o mercado de cafés especiais do Oriente Médio. Graças ao seu rápido crescimento econômico, Dubai é um dos mercados de cafés especiais mais bem desenvolvidos da região e tem papel fundamental na condução do mercado de cafés especiais do Oriente Médio. Além disso, a cidade está se tornando cada vez mais acessível para os negócios de café no exterior
Anunciando o primeiro evento World of Coffee Asia
Após o lançamento do evento em Dubai, a feira inaugural da WOC Asia acontecerá em Busan, na Coréia do Sul. Falando na Specialty Coffee Expo no mês passado, o CEO da SCA, Yannis Apostolopoulos, disse: “Estamos muito satisfeitos em trazer o World of Coffee, nossa principal feira de café, para a Ásia pela primeira vez”.
“Estamos orgulhosos de trabalhar com nossos parceiros de longa data da Exporum neste projeto, que, como nosso parceiro oficial licenciado, produzirá e entregará um World of Coffee adaptado à cultura única do café na região”, disse ele. O evento será realizado no Busan Exhibition & Convention Centre (BEXCO) em maio de 2024 e está programado para hospedar o World Barista Championship.
Entrando em novos mercados
Assim como foi com Dubai, a razão pela qual a SCA decidiu sediar um evento WOC na Ásia é óbvia. Nos últimos anos, o mercado de café do continente tem crescido exponencialmente. De acordo com a Research and Markets, até 2030, o mercado de cafés especiais na região da Ásia-Pacífico crescerá 15,3%.
“O mercado de café na Ásia vem crescendo há muitos anos, e o World of Coffee em Busan será a plataforma na qual as empresas de café em toda a Ásia e em todo o mundo, poderão se conectar, fazer networking e impulsionar a inovação no espaço de cafés especiais”, disse Yannis na Specialty Coffee Expo deste ano.
Também é importante notar que a SCA sediará o 2023 World Latte Art, o World Coffee In Good Spirits e o World Coffee Roasting Championships na cidade de Taipei, Taiwan, em novembro deste ano. Naturalmente, esta é uma indicação clara de que a SCA está interessada em sediar mais eventos na região.
Nos últimos anos, mais e mais recordes de leilões estão sendo quebrados por compradores de países do Leste Asiático. Empresários de países como China, Japão, Taiwan e Coréia do Sul costumam pagar preços recordes por cafés mais exclusivos. Principalmente gesha e outras variedades raras de café. De certa forma, isso ajuda a aumentar a popularidade dos cafés especiais nesses mercados.
Por que a Coreia do Sul?
A Coreia do Sul é um mercado de cafés especiais em expansão. Entre 2007 e 2013, a indústria de café do país cresceu 300%. Hoje, o país é o oitavo maior mercado consumidor de café do mundo.
Além disso, um número crescente de profissionais de café sul-coreanos competiram no Campeonato Mundial de Café nos últimos anos. Mais notavelmente, Jooyeon Jeon ficou em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Baristas de 2019, bem como Kyoungha “Charlie” Chu e Heongwan Moon, que venceram os Campeonatos de Provadores da Copa do Mundo de 2021 e 2022, respectivamente.
Mas por que Busan, especificamente? Bem, a cidade é a segunda maior da Coréia do Sul e, embora a capital do país, Seul, tenha mais cafeterias especializadas, Busan está ganhando velocidade em um ritmo impressionante. Os torrefações e cafeterias proeminentes incluem Momos Coffee, BlackUp Coffee, Waveon Coffee e Mavis Coffee, para citar alguns.
Com mais de 11.000 pessoas participando de eventos da WOC todos os anos, e considerando a enorme demanda por cafés especiais na região, a WOC Asia certamente atrairá um número significativo de visitantes em 2024 e além.
Além disso, o significado deste evento que ocorre em um mercado de cafés especiais tão inovador como a Coréia do Sul provavelmente moldará o futuro do World of Coffee a longo prazo.
Gostou? Então leia nosso artigo sobre por que os compradores do Leste Asiático geralmente pagam preços recordes por lotes de café vencedores em leilões.
Créditos das fotos: Specialty Coffee Association
PDG Brasil
Traduzido por Daniela Melfi
Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!